pesGIAA

O Gabinete Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) foi criado no âmbito do projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual e implementado no nosso Agrupamento, dando cumprimento ao artigo 10 da Lei nº60/2009 de 6 de Agosto e à Portaria nº196-A/2010 de 9 de Abril. O GIA funciona no Gabinete de Educação para a Saúde das Escolas Carolina Michäelis - sala 0.13 (em frente à secretaria, junto ao GAA) - e Irene Lisboa (na sala do antigo gabinete médico).

A gestão do GIAA é assegurada por uma equipa pluridisciplinar com formação nas áreas da educação para a saúde e educação sexual. Esta equipa apoia e esclarece os alunos sobre assuntos relacionados com a educação para a saúde e a educação sexual, em toda a sua abrangência física, psíquica e emocional, assegurando a total confidencialidade dos seus utilizadores. O GIAA disponibiliza, também, aos alunos: - um centro de recursos materiais (panfletos, livros, jogos, etc.) bem como um endereço de email, Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., caso queiram colocar dúvidas de forma anónima ou marcar atendimento.

 Alguns dos objetivos do GIA:

  • Prestar informações diversas;
  • Sugerir, sempre que se entender oportuno, o encaminhamento dos alunos para as estruturas de saúde da comunidade e Serviços de Psicologia e Orientação;
  • Facultar escuta ativa e orientação,  promovendo o desenvolvimento harmonioso dos alunos a todos os níveis, assim como a sua plena integração na escola;
  •  Disponibilizar um espaço de privacidade onde os alunos podem encontrar aconselhamento, apoio, informação e formação na área da saúde/sexualidade;
  • Dar resposta às principais dúvidas dos jovens na área da Saúde/sexualidade, consumo de substâncias e outros problemas relacionados com a adolescência (conflitos interpessoais, problemas familiares, início da vida sexual, gravidez, contraceptivos, bullying, falta de autocontrolo, ansiedade, comportamentos compulsivos, alterações do sono, alimentação, problemas de saúde, insegurança, violência doméstica, etc.).
  •  Orientar os jovens para a tomada de decisões conscientes e responsáveis, auxiliando-os na construção dos seus projetos de vida;
  • Encaminhar situações específicas para entidades competentes (ex: Centro de Saúde, Maternidade, IPDJ, CAD VIH SIDA, …);

   Funcionamento

Os técnicos de saúde, enfermeiros/médicos da Saúde Escolar estarão presentes no GIA uma manhã por semana de forma alternada entre as duas escolas Carolina Michaelis  e Irene Lisboa, entre as 9h00 e as 13h00 em dia da semana a designar.

O horário do GIA assim como a identificação dos professores e/ou técnicos de saúde que vão assegurar este serviço será divulgado aos alunos pelos DT e afixado na porta do GIA e na sala de convívio dos alunos.

Equipa

  • Coordenadora da Equipa do PES – Maria da Conceição Campelo (professora de Psicologia/psicóloga);
  •  Professores: Ana Julieta Silva (Educação Física), Francisco Fontes (Biologia) e outros a designar;
  • Colaboradores da escola – alunos voluntários, alunos do Curso TAS, Associação de estudantes e Associação de pais;
  • Parceiros Exteriores à Escola: Enfermeiros e médicos da Unidade de Cuidados da Comunidade (UCC) da UCC da Boavista, Farmácia Barreiros, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Associações e Instituições (UMAR,CRIAR, Escola Segura, ICBAS, LPCC,FPCEUP,IPDJ…).
  • O GIA funciona em estreita colaboração com os serviços de psicologia da escola - SPO, e os técnicos da Unidade de Saúde do ACeS Porto Ocidental, Centro de Saúde da Carvalhosa - UCC da Boavista.

 Outras Informações

Vai existir na entrada do gabinete ou na sala de convívio uma “caixa de correio” onde todos os alunos podem colocar as suas dúvidas, anseios e problemas relacionados com sexualidade e saúde em geral, de forma confidencial. Também o podem fazer através do endereço de e-mail referido anteriormente: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Comprometemo-nos a responder a todas as dúvidas colocadas através de e-mail, “caixa de correio” ou outro meio pelo qual se sintam mais à vontade. As respostas mais pertinentes serão afixadas num placard “Crescer sem Preconceitos” destinado ao PES. No separador Projeto de Educação para a Saúde, do site da escola, podem encontrar mais informação sobre as temáticas da saúde. A equipa GIA estará disponível para conhecer e aconselhar os alunos sendo garantida a confidencialidade.

Pede-se aos alunos interessados em colaborar/dar sugestões no PES que se inscrevam através do endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 Sugestões

Sugere-se aos professores, alunos e pais/EE a consulta da página da Plataforma Europeia SHE (Schools for Health in Europe), onde podem encontrar, em língua portuguesa, o Manual sobre a Promoção e Educação para a Saúde na escola (http://www.schools-for-health.eu/pt/for-schools/manual), bem como ferramentas que ajudam o professor a fazer um diagnóstico e construir um projeto baseado nas prioridades da turma/escola.

 Ficamos ao dispor para prestar qualquer esclarecimento que considere necessário.

A coordenadora da Equipa PES,       

Mª Conceição Campelo

AECM, setembro de 2016