Dia 6 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Geodiversidade, instituído pela UNESCO em 2021. Este dia, pretende sensibilizar a sociedade para o papel que a geodiversidade desempenha para assegurar o bem-estar e prosperidade dos seres humanos e as condições necessárias para a preservação da biodiversidade. A geodiversidade está à nossa volta, desde minerais e fósseis, até solos e maravilhosas paisagens.
Este ano, sob o tema “Conservar o Passado, Sustentar o Futuro” pretende-se promover o geopatrimónio das áreas e das reservas naturais, bem como os Geoparques classificados pela UNESCO.
O Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis associou-se uma vez mais a esta comemoração, ao organizar uma exposição de fotografias da autoria de alunos e ao divulgar e valorizar a profissão de geólogo. Quis também consciencializar a comunidade escolar para a distinção atribuída pela organização das Nações Unidas, em setembro deste ano, ao substrato rochoso sobre o qual assenta a cidade do Porto, e na qual se insere a nossa Escola (o “Granito do Porto”) de Pedra Património da Humanidade.