A entrevista com a Lista X, candidata à Associação de Estudantes do ano letivo 2023/2024.

XMT LX 1


Entrevista guiada por: Catarina Ribeiro

Data: 27/10/2023


A nossa entrevistada vem representar a Lista X e candidata-se ao cargo de Presidente da Associação de Estudantes no ano letivo de 2023/2024: «Olá! Sou a Teresa e estou em Ciências e Tecnologias na turma 12CT2. Entrei no Carolina no 5° ano, e desde então sempre fiz por me envolver de alguma maneira com a escola, através de clubes como o coro, o teatro, o clube de ciências e através de voluntariado como o banco alimentar. Participei também no intercâmbio com Amsterdão no passado ano letivo e nos corta-matos, pois apesar de não ter muito jeito participo sempre! Fora da escola não estou de momento envolvida em nada, uma vez que a carga horária do secundário não me permite, embora gostasse de mudar isso. Sou uma pessoa com um espírito de liderança enorme e um amor por ajudar os outros! Tenho o sonho de estudar medicina e ser neurocientista, compreender o funcionamento do cérebro humano sempre foi a minha paixão, quero estudá-lo e, se possível, ajudar os outros através disso!». Passemos, deste modo, à entrevista com Teresa Oliveira.

XMT LX 3

A lista X é uma novidade na nossa escola. Este ano encontram-se a concorrer com uma lista já relativamente conhecida pelos estudantes. Isto assusta-vos ou faz-vos agarrar o desafio com ainda mais força?

De facto a lista J já é bastante conhecida pelos estudantes do Carolina, uma vez que já é o segundo ano que concorre para a associação, tendo sido eleita o ano passado. Isto, no entanto não nos assusta ou intimida, apenas nos deixa mais motivados para mostrar a todos do que somos capazes e de que mesmo sendo uma lista nova, viemos para ganhar. Como disseram, o passado da outra lista com a escola só nos faz “agarrar” com mais força o desafio!

 

O que vos levou a criar a Lista X?

O projeto da lista X é algo com anos. Desde que entrei no meu quinto ano, no Carolina, e presenciei as primeiras campanhas eleitorais para a AE que sabia que queria fazer parte disto, mas foi no sétimo ano quando surgiu a oportunidade de me envolver nas eleições que surgiu a ideia de criar uma lista. Foi ao longo destes anos, sempre um objetivo a atingir: criar a minha lista, sendo um projeto que tenho vindo a mencionar aos meus amigos, que sempre me apoiaram, desde cedo. Após muitos anos a idealizar a lista perfeita e a planear propostas e a juntar ideias, finalmente nasceu a lista X. Foi graças ao apoio de todos os meus colegas e membros da lista, principalmente da minha Vice, que me motivou a seguir em frente com a lista quando pensei desistir da ideia devido a problemas pessoais, que a lista X nasceu e é o que é. A lista X é sem dúvida o projeto da minha adolescência e não podia ter mais orgulho no que eu e os restantes membros da lista estamos a fazer! Acima de tudo, quero retribuir ao Carolina, por tudo o que me deu durante estes meus últimos 7 anos escolares!

 

Qual a razão de terem adotado para lema “O X marca o tesouro”?

O lema “O X marca o tesouro” apareceu numa reunião da lista quando todos percebemos o que era a nossa maior prioridade, os alunos. O “tesouro” para a lista X são indubitavelmente os alunos do Carolina. E nós “X” como lista, e candidatos à associação de estudantes queremos marcar os alunos, dando-lhes o melhor ano escolar possível, de maneira a ficarmos sempre no coração da escola e da comunidade estudantil!

 

O que distingue a Lista X da lista adversária?

Apesar de ambas as listas terem várias propostas comuns, a lista X destaca-se pelas novidades, dedicação e lealdade para com os alunos. Assim como pelas nossas capacidades sociais! Somos uma lista que procura sempre inovar e trazer o melhor para os estudantes e que se compromete a cumprir todas as suas promessas, tornando-nos não apenas representantes dos alunos mas também amigos!

 

Que aspetos positivos destacariam da lista concorrente?

Não podia estar mais feliz de ter a lista J como adversários. É uma lista cheia de pessoas interessantes, organizadas e trabalhadoras que se mostram interessados no bem da escola, assim como nós!

 

Propõem a realização de uma angariação de fundos para a viagem de finalistas do 12.º ano se concretizar. Como a fariam? Com os fundos que receberem das festas temáticas e das tardes interativas ou envolveriam os alunos organizando algum evento específico destinado a este fim?

Esta angariação de fundos seria feita através de bancas de venda de doces, rifas e outras atividades. Seriam, sim, eventos específicos com a angariação de fundos como finalidade!

XMT LX 4

Referem também nas vossas propostas a criação de um grupo que realizaria ações de voluntariado. O grupo seria constituído por estudantes ou envolveria diferentes elementos da comunidade escolar, como professores e funcionários? Seria um grupo fixo? Como fariam a gestão do grupo e que atividades promoveriam, assim como que instituições ajudariam?

A ideia da criação de um grupo para realização de ações de voluntariado surgiu como uma oportunidade para que os alunos se envolvessem e contribuíssem de alguma forma para a sociedade. A ideia do grupo é organizar um conjunto de alunos, que pode variar de acordo com o interesse demonstrado, no entanto a ideia seria ter, pelo menos, um adulto responsável no grupo, como um professor ou funcionário. A gestão do grupo seria feita através de grupos de WhatsApp e inscrições prévias via Forms ou mesmo em inquéritos em papel. As nossas principais ideias de projetos a ajudar seriam, por exemplo, o Banco Alimentar, o CASA, organizar grupos de limpeza das praias e muito mais.

 

Outra proposta interessante é a promessa de criação de uma sala para a AE. Em que consistiria este espaço? Estaria aberto à comunidade? Qual seria o objetivo que pretendem atingir?

A sala da AE seria um espaço reservado aos membros da AE, para estes aproveitarem para gerir projetos e reunir entre si, podendo também ser usado como local de apoio aos alunos que precisarem de ajuda por parte da associação, uma vez que queremos garantir que os alunos saibam que têm sempre alguém para os ouvir.

 

Relativamente aos interturmas: pretendem abranger vários desportos? Se sim, quais?

Apesar de termos o clássico interturmas de futebol, teríamos também de outros desportos que seriam decididos pelos alunos, como basket, voleibol, ténis de mesa etc. Para além destes interturmas mais ligados ao desporto, pretendemos implementar também interturmas de jogos de computador, como C.S, Valorant, LOL e mais, de acordo com o interesse dos alunos.

 

É abordado nas vossas propostas a elaboração de um grupo ou um Google Drive para partilha de resumos e/fichas. Como funcionaria? Os alunos podiam contribuir e estaria aberto a todos os anos de escolaridade?

Este grupo ou Google Drive seria criado com a finalidade de partilha de resumos ou fichas entre alunos, onde todos podem partilhar material académico, de forma a estimular a entreajuda. Seria sim aberto a todos os alunos de todos os anos de escolaridade.

 

Equacionam, também, realizar concursos didáticos, que vão desde concursos de arte, a textos, poesia e fotografia, entre outros. Como tornariam estes projetos do conhecimento dos estudantes e em que condições os fariam?

Estes concursos seriam anunciados antecipadamente através das nossas redes sociais, cartazes e anúncios na rádio entre outros possíveis meios que possam surgir!

 

Para terminar, que mensagem gostariam de deixar aos alunos da nossa escola?
Gostávamos de dizer a todos os nossos colegas, alunos do Carolina, que queremos ser o vosso ombro amigo, queremos ouvir-vos e fazer com que sejam ouvidos. Pensamos em vocês acima de tudo, e queremos dar-vos o melhor que temos! Depois de lerem esta entrevista, espero que não tenham mais dúvidas sobre em quem votar! Votem X, votem em vocês e no melhor ano escolar das vossas vidas!

Fontes (Imagens):