Associação de Estudantes 2022/23: A entrevista com a Presidente da Lista W, Maria Clara Lourenço.

WW1


Entrevista guiada por: Leonardo Mendo

Data: 21/11/2022


Em nome da Lista W, contamos com a Presidente da lista e candidata a Presidente da Associação de Estudantes no ano letivo 2022/2023: «Olá a todos! Entrei no Carolina no 5.º ano e, neste momento, dentro da escola, não estou envolvida em nenhuma atividade/projeto, mas por fora pertenço e ajudo a Associação de Desenvolvimento "Os Amigos de Murça do Douro”, uma associação na aldeia onde nasceu o meu bisavó paterno e que eu e a minha família continuamos a visitar regularmente, localizada em Murça do Douro, Vila Nova de Foz Côa». Hoje, temos o prazer de entrevistar Maria Clara Lourenço.

WW3

Verificou-se que a Lista W é composta por alguns "desertores" da Lista C. Estes membros decidiram sair da sua antiga lista por algum motivo especial? Descontentamento com algo em específico?

É um facto que há 2 “desertores”, se é assim que queremos dizer, da Lista C na Lista W. Creio que o motivo pelas suas saídas não é pergunta que eu possa responder, portanto, decidi colocar as questões às mesmas. As respostas que obtive foram estas, e passo a citar: «A razão da minha saída da Lista C foi porque tive conhecimento que algumas pessoas da minha turma iam criar uma lista e quis apoia-las, mesmo pertencendo a outra lista. Não fiquei de pé atrás pois não me sentia muito por dentro do que se passava na Lista C, sentia que só estava lá a existir»; «Eu não saí por descontentamento, muito pelo contrário, saí porque, como é óbvio, preferi apoiar os meus amigos e viver esta experiência com eles e também não achei que tivesse um papel assim tão “importante” para ficar lá. Não achei que fizesse mal em sair e apoiar os meus. Agora eu pergunto quem não faria o mesmo».

 

O que vos levou a criar a Lista W?

A criação da Lista W, apesar de repentina, foi feita com muita naturalidade. Numa conversa entre todos, apercebemo-nos que tínhamos interesse em criar uma lista, para expormos as nossas ideias em como tornar a escola num lugar ainda melhor. A ideia do nosso nome, integrantes, lema, etc. surgiu muito rapidamente e numa tarde tínhamos tudo pronto para arrancar com as nossas redes sociais.

 

Porquê o lema «Winning Wildly»?

O nosso lema “Winning Wildly” está completamente ligado ao nome da nossa lista: Wild. Como obviamente gostaríamos de ganhar, por um bem maior, decidimos que seria o lema perfeito para cativar os alunos e descrever a nossa lista.

 

O que distingue a Lista W das listas adversárias?

Eu poderia dizer que o que distingue a Lista W das adversárias é a genuinidade e a aproximação com os alunos. Aos olhos de muitos começamos o processo de criação mais tarde mas, na minha opinião, foi tudo no tempo certo e como deveria ser executado. Temos propostas promissoras e, apesar de termos sido a última lista a ser criada, não vimos isso como um impasse e não pensamos em desistir ou voltar atrás.

 

Que aspetos positivos destacariam de cada uma das listas adversárias?

Na Lista J é notável a organização, visto que alguns dos integrantes já estão familiarizados com a forma como todo este processo é executado e têm boas propostas. A Lista C mostrou, desde o início, empenho na criação da lista.

 

Relativamente a medidas, a Lista W foi a última a apresentar as suas intenções. Como tal, e como se verificam algumas semelhanças com outras propostas das restantes listas, faz sentido perguntar: houve alguma inspiração nos outros programas, ou todas as medidas são estritamente da vossa autoria?

Em relação às nossas medidas, elas são totalmente da nossa autoria e, já que a questão não quer calar, o motivo de não termos postado sexta-feira foi porque houve um problema com a pessoa que executa o trabalho digital. Consequentemente, passámos a publicação para a manhã seguinte, pois já era muito tarde. As medidas que apresentamos já tinham sido entregues à Comissão Eleitoral no início deste mês e, inclusive, são as que estão afixadas na entrada da escola. A meu ver, existir semelhanças é normal, sendo que todas as listas querem melhorias para a escola e isso não está relacionado com o facto de termos publicado a seguir às outras listas, pois não havia nenhum prazo obrigatório para publicar as medidas.

CC4

Começam por propôr a criação de uma caixa, na entrada da escola, para donativos de bens essenciais. Estes donativos seriam direcionados para quem?

É nossa intenção que os donativos cheguem a pessoas mais necessitadas, de forma a ajudá-los.

 

Com que fundos pretendem concretizar a proposta de disponibilização de material para os alunos?

Contamos com ajuda da escola e também por iniciativa própria. No caso dos produtos de higiene femininos e das folhas de teste, quem conseguisse poderia disponibilizar e nos lanches, por exemplo, dar a fruta que sobra do almoço.

 

A organização dos «torneios desportivos inter-escolas» envolve apenas futebol ou também outros desportos?

Para além do futebol, pensamos também em voleibol, mas, se houver oportunidade e iniciativa por parte dos alunos para outra modalidade, estaremos abertos para tudo.

 

Que tipo de voluntariados pretendem dinamizar?

Os voluntariados dependerão, também, do que os alunos quiserem, pois os interesses deles são uma prioridade. Iríamos disponibilizar toda a informação necessária para facilitar o processo.

 

Sobre a rádio da escola, que pretendem que volte ao ativo, quem planeiam delegar para o seu funcionamento? Haveria abertura para participação do jornal da escola, para fins de divulgação de notícias?

A rádio será delegada a um membro da nossa lista. Em relação ao jornal da escola, têm total abertura para o fazer.

 

São a única lista a abordar a questão dos cacifos. A direção garante já estar a equacionar o seu retorno, mas vocês comprometem-se a fazê-lo acontecer. Porque é que consideram esta questão importante?

Consideramos esta questão importante, pois é notório que a espera está a ser longa e, sobretudo para os mais novos, os cacifos podem ser bastante úteis para o alívio do peso das mochilas.

 

A vossa proposta final é muito curiosa: criar um «quadro para o 9.° e o 12.° anos colocarem fotos ao longo do ano letivo». Seria possível explicarem mais detalhadamente esta ideia? Onde estaria este quadro localizado? Que tipo de fotografias receberia?

A ideia do quadro é a existência de um sítio onde os finalistas possam colocar memórias de atividades realizadas durante o ano letivo. Pretendemos que esse quadro fique na sala de convívio à disposição de todos.

 

Para terminar, que nota gostariam de deixar aos alunos da nossa escola?

Em nome da lista W, quero assegurar-vos que queremos marcar a diferença e fazer da escola um lugar ainda melhor. A lista não foi criada apenas para ser mais uma candidata à Associação de Estudantes e temos como objetivo demonstrar como tudo é possível através da nossa genuinidade. Dia 23 votem com consciência e contem connosco para fazermos tudo por vocês.


Fontes (Imagens):

Página de Instagram da Lista W

Pixabay