Associação de Estudantes 2022/23: A entrevista com a Presidente da Lista C, Leonor Barbosa.

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Entrevista guiada por: Leonardo Mendo

Data: 21/11/2022


A nossa entrevistada vem representar a Lista C e candidata-se a Presidente da Associação de Estudantes no ano letivo de 2022/2023: «Olá a todos, estou no 12.º ano, em ciências sócio-económicas. Para me apresentar assim de uma forma mais resumida acho que o mais importante de dizer é o facto de ter sido ginasta de alta-competição, o que, por si só, transmite imensas competências de organização, trabalho de equipa, auto-superação, entre outras. Relativamente a projetos curriculares e extra-curriculares, envolvo-me em tudo o que me desperta o mínimo interesse. Efetivamente, esta mesma candidatura teve esse “motor”, foi muito pela curiosidade de saber como seria estar deste lado e se seria capaz de o fazer. No entanto também já participei em dois projetos de ERASMUS+, que foram experiências incríveis, e sou, desde o ano passado, treinadora de ginástica artística». Hoje, temos a honra de entrevistar Leonor Barbosa.

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No ano letivo 2019/20, candidatou-se para Presidente da Associação de Estudantes Beatriz Barbosa, que foi a primeira entrevistada d'O Rouxinol. Três anos depois, é a vez da irmã mais nova: Leonor Barbosa, que se candidata pela Lista C. Sentes-te confiante na tua eleição?

É verdade, a minha irmã já foi presidente da Associação de Estudantes e acho que isso foi uma das minhas motivações para me candidatar. Se estou ou não confiante, posso dizer que estou. No entanto, admito com toda a sinceridade que os alunos estariam bem entregues com qualquer uma das listas.

 

O que vos levou a criar a Lista C?

A criação da lista C foi mais pelos alunos e menos por nós. Foi criada porque gostávamos de trazer algo de inovador à escola e aos seus alunos e, além disso, porque queríamos que essas ideias não viessem só dos membros da lista, queremos dar voz a todos, sem exceção!

 

Porquê o lema «Contamos Contigo»?

Precisamente pela proximidade com todos os alunos que queremos transmitir e implantar e para mostrar que, todos juntos, conseguimos pôr em prática medidas impactantes que tornem a escola num lugar melhor.

 

O que distingue a Lista C das listas adversárias?

Acho que o que nos diferencia, não só das restantes listas candidatas este ano, mas também das listas dos anos anteriores, é o facto de termos um grupo de alunos que abrange várias turmas e anos, com o objetivo de ter uma maior diversidade de opiniões e ideias.

 

Que aspetos positivos destacariam de cada uma das listas adversárias?

Destaco, principalmente, a criatividade e o respeito que têm demonstrado pelas listas adversárias.

 

No que toca a propostas, a Lista C foi a segunda a apresentar as suas. Uma vez que muitas propostas são bastante semelhantes às da Lista J, que foi a primeira a apresentar o seu programa, é importante perguntar: as vossas ideias são todas da vossa autoria, ou houve alguma inspiração na lista concorrente?

Não fomos os primeiros a publicar as medidas nas redes sociais, no entanto, tal como as outras listas, tivemos um prazo para enviar o nosso programa eleitoral e não tínhamos acesso ao programa, nem da lista J nem da lista W. Além disso, antes de formularmos o programa eleitoral, já tínhamos as medidas pensadas e apontadas há bastante tempo, ou seja, são, de facto, da nossa autoria.

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Propõem a criação de um livro de fim de curso. Este livro seria vendido aos alunos ou seria oferecido à escola?

O formato do livro teria de ser ainda decidido com a direção e, em princípio, teria algum custo devido aos custos de produção. O seu preço irá, obviamente, depender do seu formato, podendo ser em papel ou digital. No caso de ser em papel, iremos ter o máximo cuidado para os desperdícios serem minimizados.

 

Trazem, também, a proposta do interturmas: pretendem abranger vários desportos ou apenas futebol?

O ideal seria abranger todos os desportos que a escola consegue suportar: futsal, andebol, voleibol, basquetebol, entre outros. No entanto, tudo depende do interesse demonstrado pelos alunos e do número de inscritos.

 

Quanto à ideia de organizar workshops de «preparação para a vida adulta e para o mundo de trabalho», conseguem desenvolvê-la? Que tipo de oficinas pretendem criar?

A nossa ideia seria levar convidados para realizar workshops com matérias essenciais ao nosso futuro e fazê-lo de uma forma mais dinâmica e divertida. Os temas poderiam ser, por exemplo: “criação de um CV”, “preenchimento do IRS”, “preparação para uma entrevista de emprego”, entre outros. No fundo, oficinas ligadas à literacia financeira, desenvolvimento pessoal, participação cívica, etc. Tudo o que achamos importante passar aos nossos colegas, principalmente os mais novos.

 

O vosso programa inclui recolhas de bens para os «mais carenciados». Referem-se a quem: alunos? Organizações de caridade?

Tínhamos pensado principalmente em organizações de caridade visto que a escola tem total conhecimento e dá apoio aos alunos mais carenciados. No entanto e, como é óbvio, se algum aluno precisar de ajuda que a escola não consegue dar, faremos tudo para o ajudar com o que for preciso.

 

Uma medida interessante é continuarem a comunidade que a A.E. do ano passado criou. Esta comunidade continuaria a ser no discord? Teria alguma funcionalidade diferente da anterior?

Estamos a tentar encontrar uma melhor opção. Já pensámos, por exemplo, no método de envio dos resumos para o email da AE, e nós encarregávamo-nos de fazer o upload dos mesmos numa pasta Google Drive, cujo link estaria disponível para todos. É ainda algo a pensar e testar para descobrir a melhor opção.

 

Num âmbito mais técnico, propõem legalizar a A.E. Já não é a primeira vez que vemos esta proposta, no entanto, por ser um processo burocrático, nunca chegou a ser realizado. Estão convictos de que o conseguirão?

Tentaremos, finalmente, legalizar a AE e pretendemos, caso ganhemos as eleições, começar esse processo logo após a tomada de posse. Precisamente pela burocracia do processo, decidimos colocar no instagram o título “Propostas” ( o título foi alterado de “Medidas” unicamente por este ponto), pois sabemos que é algo difícil de fazer e que envolve pagamentos de valores ainda elevados.

 

Ponderam, também, voltar a utilizar a rádio da escola. Quem ficaria encarregue pelo seu funcionamento? Tencionariam incluir rubricas de notícias do jornal da escola?

Sim, incluir na rádio rubricas d’O Rouxinol seria algo a pensar e com potencial. No que toca ao encargo da rádio, seria rotativo dentro dos membros da lista.

 

Para terminar, que nota gostariam de deixar aos alunos da nossa escola?

Acho que o mais relevante a transmitir aos alunos é a importância do voto! Para além de ser um direito vosso, estão a escolher quem vos irá representar durante um ano, e isso não é tarefa para qualquer um. É tarefa para a lista C, para quem faz tudo para um futuro melhor da escola e dá voz a todos, sem excluir ninguém.


Fontes (Imagens):

Página de Instagram da Lista C

Pixabay