A entrevista com Beatriz Barbosa, Presidente da Associação de Estudantes do Ano Letivo 2019/2020.

ae2020


Entrevista e estrutura: Leonardo Mendo

Data: 15/08/2020


Há pouco mais de uma semana, no dia 6 de Agosto de 2020, entrevistámos Beatriz Barbosa, presidente da atual Associação de Estudantes, que respondeu às perguntas que lhe colocámos em representação de toda a equipa que integra a AE.

A entrevista foi realizada por mensagem através da aplicação Whatsapp. Fizemos um total de 8 perguntas, todas respondidas, e desafiámos a presidente da AE a deixar uma mensagem endereçada a todos os alunos da nossa escola, no final.

Esteve disponível durante 24 horas um story no Instagram do teu jornal onde solicitámos sugestões de perguntas para colocarmos nesta entrevista. Certamente voltarão a acontecer eventos como este, por isso não percas tempo e segue O Rouxinol no Instagram! Procura por @orouxinol_escm na aplicação ou acede clicando aqui.

 

ae2020 beatrizbarbosaQuais são as funções de uma Associação de Estudantes e como é que os alunos podem retirar benefícios da mesma?

«Penso que uma Associação de estudantes tem como principal função ouvir os alunos, as suas preocupações e as suas propostas. Depois, a partir daí, tentar resolver da melhor forma esses problemas dando prioridade aos que envolvem e melhoram a vida escolar da maioria dos estudantes. Assim, estes podem ver os seus desejos realizados numa escola melhor para todos!»

Uma Associação de Estudantes tem mais deveres ou mais direitos?

«Tal como todos nós, uma Associação de Estudantes tem tantos direitos como deveres, mas na minha opinião o dever de ajudar os alunos e de melhorar a nossa escola são os mais importantes e que nos dão mais trabalho»

Agora em relação a este ano letivo, quais foram as maiores dificuldades e os maiores benefícios que passaram e retiraram desta experiência enquanto Associação de Estudantes?

«Neste ano letivo uma das maiores dificuldades foi a pandemia que nos impediu de continuar a trabalhar no sentido de proporcionar um bom ano letivo a todos os alunos, porém o resto do ano permitiu-me sentir a pressão e a responsabilidade de "cuidar" de todos vocês! Foi uma excelente experiência que levo para sempre»

E como descrevem este ano letivo que passou?

«Para além da resposta óbvia, atípico, devido à pandemia, considero que este ano foi bastante diferente dos anteriores desde o seu início, em Setembro. O 12º [ano], apesar de parecer o ano do secundário com menos responsabilidades, graças às manhãs com três ou quatro aulas e às tardes inteiramente livres (não contando com os apoios não obrigatórios), foi provavelmente o ano que nos exigiu uma maior maturidade. Entre estudar a matéria de várias disciplinas destinadas à realização de exames nacionais (alguns de nós 4), gerir a AE de forma a melhor satisfazer os interesses dos alunos e trabalhar ou treinar (por vezes muitas horas por semana), tivemos de nos organizar como autênticos adultos, o que acredito que nos tenha feito crescer muito, algo muito importante nesta fase das nossas vidas»

O COVID-19 obrigou-vos a alterar algum plano?

«Sim, vários. Desde a legalização da AE e utilização dos fundos do orçamento participativo das escolas à organização dos bailes de finalistas de 9º e 12º ano. Devido à pandemia foi necessário adaptar alguns dos projetos que tínhamos pensados e criar outros de forma a apoiar os alunos nesta época difícil»

 

ae2020 instaTiveram algum objetivo que não puderam concretizar por falta de verbas?

«Conseguimos esclarecer essa dúvida na pergunta anterior eu acho»

A direção da escola colaborou com vocês? Alguma vez se sentiram pouco ou nada apoiados?

«Sentimos alguma pressão por parte da direção que nos obrigou a tomar algumas decisões mais precipitadas, que noutra situação provavelmente não tomaríamos»

Quase a terminar (a pergunta que interessa a vários alunos) já têm alguma informação que nos possam fornecer sobre o baile de finalistas? Vai haver para o 12º ano e para o 9º ano?

«Temos sim! Iremos comunicar muito em breve mais informações sobre esse tema na página de Instagram da AE, no entanto é com bastante tristeza que te digo que não vai ser possível realizar o baile de 9.º ano, apenas o de 12.º, uma vez que a pandemia nos limitou bastante...»

E para finalizar, deixo-te o desafio de enviar uma mensagem a todos os alunos da nossa escola.

«A todos os alunos da nossa escola agradeço o ano lectivo que nos proporcionaram, tornaram esta nossa aventura possível e bastante divertida! Espero que continuem a transformar a nossa escola com a vossa energia e alegria diárias e que possam ajudar os membros da próxima AE tanto como nos ajudaram a nós! Obrigada por nos terem confiado a nossa escola!»


 Fontes (Imagens):

Página de instagram da AE