palestra

Nas últimas décadas as alterações do clima, nomeadamente as relacionadas com o aumento da temperatura, associadas à intensificação da eutrofização das massas de água, têm contribuído para o aumento da frequência, da intensidade e da duração dos blooms de cianobactérias, com consequências na saúde dos ecossistemas quer para o Homem. Iremos explorar a estrutura e a dinâmica do fitoplâncton e das cianobactérias nos lagos de água doce e as implicações que o aumento da temperatura têm na biodiversidade e na qualidade da água. 

ver cartaz

 

Por forma a garantir as condições de segurança e de higienização obrigatórias e impostas pela Direção-geral de Saúde (DGS), nas suas orientações, e tendo por base as orientações da Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020, informamos que, no ano letivo 2020/2021, os horários de funcionamento dos vários ciclos de ensino serão os seguintes:

Screenshot 20190920 205008Tocas um instrumento musical há mais de dois anos?

Tens formação musical?

Queres pertencer à Big Band Carolina Michaëlis?

ENSAIOS | 14h00 – 15h30 | AUDITÓRIO GRANDE

1.º ensaio e novas inscrições ... já na sexta-feira (20/09/2019)!

Equipa coordenadora: Amélia Cardoso, Isabel Miranda e Rosário Fernandes | Maestro: António Pedro Gomes

 

dsr logoParabéns às alunas Joana Santos, Mafalda Maia e Mariana Santos que frequentaram no ano letivo 2018/2019 a turma CT3 do 11.º ano, pela atribuição do 3.º lugar no desafio "Dark Skies Rangers – Portugal". Vamos apagar as luzes para acender as estrelas!" com o trabalho intitulado "Influência da luz artificial no crescimento de Lemna sp.” Vamos continuar o bom trabalho!

CMlogo 2coresNos termos estabelecidos no Decreto-Lei nº 132/2012, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 28/2017 de 15 de março, informam-se os interessados de que está aberto o concurso de contratação de escola (contratos de trabalho a termo resolutivo a celebrar no ano escolar de 2018/2019), na página da Direção-Geral da Administração Escolar, para o preenchimento de um horário de 18 horas na função de Técnico Especializado -  Psicólogo(a) no Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis.

Para este processo a consulta e utilização da aplicação informática da Direção-Geral da Administração Escolar e a consulta do aviso em anexo tem caráter obrigatório

CMlogo 2coresNos termos estabelecidos no Decreto-Lei nº 132/2012, com a redação dada pelo Decreto-Lei n.º 28/2017 de 15 de março, informam-se os interessados de que está aberto o concurso de contratação de escola (contratos de trabalho a termo resolutivo a celebrar no ano escolar de 2018/2019), na página da Direção-Geral da Administração Escolar, para o preenchimento de um horário de 18 horas na função de Técnico Especializado -  Psicólogo(a) no Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis.

Para este processo a consulta e utilização da aplicação informática da Direção-Geral da Administração Escolar e a consulta do aviso em anexo tem caráter obrigatório

 
Cartaz1Amanhã, dia 13 de setembro de 2018, convidamo-lo(a) a juntar-se aos Professores de Biologia e Geologia e a celebrar o Dia Europeu da Ecologia que se comemora a 14 de setembro, participando numa interessante tarde de atividades a decorrer na escola sede do AECM e que consta de:
Palestra "A luz artificial à noite: impactos menos conhecidos" Prof. Dr. Raul Lima, aberta à comunidade escolar, 15 - 16h, no auditório 0.3
Workshop "Efeito da luz artificial nos seres vivos" Prof Dr.ª Piedade Barros, só para os professores do grupo de Biologia e Geologia (230 e 520), das 16h15 - 17h30, no laboratório 1.20
 
 
Organização
Piedade Barros e Raul Lima
Centro de Investigação em Saúde e Ambiente | Escola Superior de Saúde | Instituto Politécnico do Porto      CISA | ESS | IPP
 
Amélia Cardoso e Francisco Fonte
Grupo de Biologia e Geologia, Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis

CMlogo pretoInício de Atividades

17 de setembro - pré-escolar

17 de setembro- Receção aos alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário

CMlogo pretoInício de Atividades

17 de setembro -Educação pré-escolar

17 de setembro- Receção aos alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário

Main logo

A nossa escola vai participar na Noite Europeia dos Investigadores no Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP), no Edifício da Reitoria da UP com  duas atividades práticas  : Avaliação da Toxicidade de Drogas  e o  Poder Antibacteriano de Produtos de Higiene Pessoal e Doméstica.

"No dia 29 de setembro, das 18h00 às 24h00, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) abre as portas daquele que será o seu Polo Central, a inaugurar num futuro próximo, para celebrar mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores, promovendo uma seleção excecional de atividades subordinadas ao tema “Ciência no dia-a-dia” – Science in Everyday Life (SCILIFE)”.
Na noite da última sexta-feira de setembro, todos estão convidados a participar em jogos interativos, a vestir a pele de cientistas e a fazer divertidas experiências, aprender mais sobre investigação e a sua aplicação prática no dia-a-dia, entre muitas outras atividades!"  Retirado de  http://noitedosinvestigadores.org/programa/porto/

 

 

Bigband

 - Tocas um instrumento musical há mais de dois anos?

- Tens formação musical?

- Queres pertencer à Big Band Carolina Michaëlis?

 Pela equipa coordenadora, Rosário Fernandes e Amélia Cardoso

 

CMlogo 2coresPor despacho de 16/08/2017 de Sua Excelência, a Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Educação, foi autorizada a contratação de meio horário (18 horas) para o técnico especializado psicólogo para o exercício de funções nesta unidade orgânica. A contratação efetua-se ao abrigo do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março.

Ler aviso de abertura

Lista ordenada de candidatos

Lista de candidatos excluídos

 
 

pesGIAA

O Gabinete Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) foi criado no âmbito do projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual e implementado no nosso Agrupamento, dando cumprimento ao artigo 10 da Lei nº60/2009 de 6 de Agosto e à Portaria nº196-A/2010 de 9 de Abril. O GIA funciona no Gabinete de Educação para a Saúde das Escolas Carolina Michäelis - sala 0.13 (em frente à secretaria, junto ao GAA) - e Irene Lisboa (na sala do antigo gabinete médico).

img1- Tocas um instrumento musical há mais de dois anos?

- Tens formação musical?

 Já fizeste 11 anos de idade?

Queres pertencer à Big Band Carolina Michaëlis?

1

Vai decorrer o processo eleitoral para a eleição dos órgãos da Associação de Estudantes da escola Secundária Carolina Michaëlis.

O Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, pretende contratar um professor de EMRC , nos seguintes termos:

Um cantinho do céu num cantinho do mundo…

Nove horas. Soa o toque de entrada na nova escola Bom Pastor.

Formam-se várias filas de alunos ansiosos por chegar à sala. Aproveitam os derradeiros segundos para contar as últimas novidades.

E uns “Bom dia!” joviais ecoam por todos os corredores da escola.

Entram nas salas amplas, com cadeiras coloridas e confortáveis. Sabem que um longo dia de esforço e trabalho os espera. Porém, também sabem que no final irão para casa, mais sábios, mais ricos. Nos intervalos, brincam e jogam num espaço enorme, com um campo de jogos novo e um parque infantil com escorregas e túneis divertidos.

Da sala dos professores sai um grupo de pessoas bem-dispostas, alegres e sorridentes. Sabem que terão de apelar a toda a sua criatividade e experiência, a toda a sua paciência e espontaneidade. Porém, também sabem que no final do dia terão contribuído para enriquecer a vida dos seus alunos.

Cruzam auxiliares preparados para prestarem todo o seu apoio nas questões escolares.

 Assim começam os dias na escola Bom Pastor.

Uma escola onde é bom estar. Uma escola onde o trabalho se mistura com o prazer, onde se vive a natureza com uma pequena horta biológica, o prazer de ler e sonhar histórias na biblioteca… Uma escola onde se vive cada momento, cada evento, cada data festiva de forma intensa, alegre e divertida e ainda empenhada e esforçada para tornar os dias passados nesta escola uns dos melhores da vida dos que nela participam e se envolvem.

A minha escola Bom Pastor

A escola do Bom Pastor foi restaurada há dois anos e neste momento está muito bonita. Ela é grande e cor-de-rosa, tem um recreio enorme e nas traseiras um jardim com muitas árvores e uma horta fantástica. No recreio podemos jogar no campo de jogos e brincar no parque infantil. Nós temos muito boas condições para brincar e também para estudar. No interior ela é branca, com salas amplas e cheias de luz, uma biblioteca confortável, casas de banho modernas, uma cantina e um polivalente que usamos para ginástica ou outras atividades.

A minha escola é espetacular porque oferece muitas atividades, tem bons professores, auxiliares que nos ajudam e existe um ambiente de trabalho e ordem. Gosto muito da minha escola.

Aluno do 4.º ano - 2014

Horário de funcionamento e oferta educativa

Educação Pré-escolar:

Horário letivo: 9:00h – 12:30h e das 14:00h – 15:30h

Atividades de Animação e Apoio à Família: 08:00h – 9:00h e das 16:00h -18:30h

Atividades de carácter lúdico;

Atividade de expressão musical – projeto “Crescer com a Música”;

Expressão físico-motora - Judo

Horta pedagógica.

Estas atividades são gratuitas entre as 15:30h e as 17:30h. A comparticipação financeira das famílias é aplicável nos períodos antes das 9:00h e após as17:30h.

1.º Ciclo do Ensino Básico:

Horário letivo:

1.º e 2º ano: 8:45h - 12:45h e das 13:45h - 14:45h

3.º e 4.º ano: 9:00h – 13:00h e das 14:00h – 15:00h

Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC): 15:30h – 17:30h

Oferta de ATL na própria escola: 8:00h – 9:00h e das 17:30h – 19:00h

Oferta educativa nas “Atividades de Enriquecimento Curricular”:

Atividade Lúdica;

Apoio ao Estudo;

Atividade Física e Desportiva (inclui Natação)

 

 

Escola do Ensino Básico do 1º ciclo, com Jardim de Infância Integrado.

Rua Padre José Pacheco do Monte, 31

4250-405 Porto

EB Constituição (clique aqui para ver o mapa)

Telefone: 228 317 761

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadora de estabelecimento: Dr.ª Cristina Teixeira

Localização

Início de Atividades

9 de Setembro - pré-escolar

15 de setembro- Receção aos alunos do 1.º ciclo, 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário

Nos termos dos artigos 37.º e 38.º da Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, conjugado com o artigo 19.º da Portaria n.º 83 -A/2009 de 22 janeiro, torna -se público, se encontra aberto, pelo prazo de 5 dias úteis, a contar da data da publicação do presente aviso no Diário da República, procedimento concursal comum na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo a tempo
parcial, para colmatar as necessidades transitórias de Assistentes Operacionais. Ler aviso de abertura
Nota: Este concurso é válido para eventuais contratações que ocorram durante o ano escolar 2015/2016
 

Estamos todos MUITO CONTENTES!! O agrupamento foi, mais uma vez premiado! A nossa aluna Maria Rodrigues Afonso Valadares Souto da escola Irene Lisboa, do 6º ano, ganhou o 1º Prémio de Mérito Escolar Rumo à Excelência da Câmara Municipal do Porto. 
Parabéns à aluna e a continuação do maior sucesso na sua vida escolar, bem como posteriormente, na vida profissional.

 

Palestra com o Professor  Alexandre Quintanilha

"Melhoramento Cognitivo"

Dia 24-09-2015, às 16:30H na escola sede

O Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis tem o grato prazer de informar toda a comunidade educativa de que a aluna Cristina Vila Gomes, do 9.º A da Escola Carolina Michaëlis, do ano letivo 13/14, recebeu o 1.º Prémio de Mérito Escolar “Rumo à Excelência” da Câmara Municipal do Porto.

Pretende também dar os parabéns à aluna e desejar-lhe a continuação do maior sucesso na sua vida escolar, bem como posteriormente, na vida profissional.

A entrega dos prémios terá lugar na Sala D. Maria dos Paços do Concelho no próximo dia 1 de outubro, às 18,30h.

Consulte aqui a lista graduada

 

ESCOLA Carolina Michaëlis

15 setembro 2014

 

 

 
entrega-diplomasConvida-se toda a comunidade escolar, em especial os alunos, professores e encarregados de educação dos alunos que concluíram o 12º ano no ano lectivo de 2011/2012, para a cerimónia de entrega dos Diplomas de conclusão do Ensino Secundário, a decorrer no auditório da  Escola no dia 28 de Setembro de 2012 pelas 18:30 horas.

Com o objectivo de fazer a seriação das candidaturas aos concursos para a disciplina de  área de expressões, solicitamos o envio dos portefólios até 6ª feira dia 21/9 para o email :Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Lista de Candidatos

 

Concurso de Técnicos Especializados 

Contratação de escola 2012-2013

(Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de Junho)

O  Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, pretende contratar dois  professores, nos seguintes termos:

 

a)Identificação da duração do contrato:Ano letivo 2012/2013
b) Identificação do local de trabalho;- Escola Secundária Carolina Michaëlis
c) Caracterização das funções: Leccionação da disciplina da Área de Expressões do
Curso Profissional  Animador Sóciocultural
d)Número de Horas : 13

Critérios objetivos de seleção dos candidatos:

  • Avaliação do portfólio – ponderação de 30%; 
  • Entrevista de avaliação de competências – ponderação de 35 %; 
  • Nº de anos de experiência profissional na área – ponderação de 35 %; 

 Critérios de ponderação para análise do portfólio (30%)

  • Habiltação académica- 9
  • Experiência profissional na disciplina a que se candidata-12
  • Formação profissional- 9

Critérios de ponderação a entrevista(30%)

  • Motivação para o cargo- 9
  • Conhecimento e responsabilidade inerente ao cargo- 8
  • Comunicação e relacionamento interpessoal -9
  • Conhecimento adequado das linhas orientadora do projeto de escola - 9

Realização da entrevista  (cinco  primeiros classificados, por ordem decrescente): Escola sede do 

agrupamento;

ementaA partir de hoje podem ser adquiridas,na reprografia, as senhas de refeição para o 1º dia de aulas. (16 de setembro)

Consulte aqui o novo Estatuto do Aluno


Pelo Sonho é que vamos,
comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

- Partimos. Vamos. Somos.

                               

                                       Sebastião da Gama

 

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos gostaria de contribuir para a

concretização do Sonho de bons resultados académicos e/ou profissionais de toda a

comunidade escolar.

Votos de Bom Ano Lectivo e

BOAS LEITURAS!

email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

escola_associada

A partir do dia 20 de Setembro todos os professores devem aceder aos computadores da escola com a sua conta de utilizador personalizada.

Utilizador = Infoponto e password = Carolina2010

 

A Plataforma moodle da escola já se encontra disponível através da página escola ou

no seguinte endereço www.escmichaelis.pt/moodle .

Informa-se os professores que a rede sem fios já se encontra disponível. Para proceder a sua configuração devem consultar o ficheiro config_wifi_escm .

 Para efectuar a autenticação os dados são:

Utilizador = Infoponto e password = Carolina2010

 No caso de não conseguirem configurar, envie um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Consulte aqui o modelo.