A promoção do sucesso a Matemática é responsabilidade de todos.Nesse sentido, um grupo de investigadores da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e de matemáticos da Universidade de Coimbra construiu uma plataforma digital com aplicações hipermédia para trabalhar os conteúdos de Matemática do 5º ao 9.º ano

(www.hypatiamat.com).

Neste sítio, professores, alunos e pais poderão encontrar aplicações interativas para trabalhar conteúdos de matemática e milhares de exercícios com feedback.

Desporto Escolar - Andebol Masculino

Para alunos nascidos entre 2003 -2005

Horário:

4.ª feira - Escola Básica Irene Lisboa - 16:20 - 17:10 H

5ª feira - Escola Secundária Carolina Michaëlis - 16:20-17:10

Inscrições junto do professor de Educação Física

17h00-18h30
Escola Secundária Carolina Michäelis SALA 2.06

sessão temática número 1
Matemática e Intuição  
Samuel Lopes
Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências Universidade do Porto
 

Listagem Unitária de ordenação final dos candidatos aprovados, a qual se publicita nos termos do n.º 1 do artigo 33 da portaria n.º 83-A/ 2009 de 22 de janeiro, referente ao procedimento concursal comum  para preenchimento de 4 postos de trabalho na modalidade de relação juridica de emprego publico a constitur por contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo a tempo parcial, para colmatar as necessidades transitórias de Assistentes Operacionais, aberto por despacho do Diretor, datado de 5 de setembro de 2013. Consultar listagem

  13 de setembro -

9:00h - Início das actividades letivas da educação pré-escolar.

Receção aos alunos e Encarregados de Educação do 1ºciclo, pelos professores titulares de turma.

Consulte aqui o plano de melhoria 2014_2015

O professor João Moço está disponível para tirar dúvidas para o exame de Matemática A 2º Fase no seguinte horário:

 dia 15 e 16 a partir das 14:30 sala 1.1. do edifício E 

 dia 17  pelas 9:30  sala 1.1 do edifício E

Os alunos o 12º ano do Curso Tecnológico de Desporto, 12TD1 e 12TD2, levaram a cabo, durante o ano letivo, o Projeto "Carolina Solidária", que consistiu na recolha de brinquedos, livros e roupa para crianças necessitadas.

No passado dia 6 de junho, foram fazer a entrega dos donativos ao Lar de Acolhimento Rosa dos Santos.

O espírito de solidariedade está mais do que enraizado no nosso Agrupamento. Parabéns a todos.

No dia 12 de junho, realizou-se na Escola Secundária Carolina Michaëlis o 1º Concurso de Leitura de Francês, com alunos dos 7º e 8º anos. O júri contou com a presença da Dr.ª Ana Pereira, da Alliance Française e do Dr. José de Almeida, da FLUP, a quem queremos agradecer a presença.

Esta iniciativa foi muito bem acolhida quer pelos alunos, quer pelos encarregados de educação o que nos permite esperar que tenha sido a primeira de muitas outras iniciativas que favoreçam a língua francesa nos nossos currículos.

A convite da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (ESTSP) e do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), os alunos do Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis (AECM), dos 3 níveis de ensino secundário da área de Ciências e Tecnologias, e os alunos do 10º ano do Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, encontram-se a desenvolver atividades/projetos, durante o biénio 2012 – 2014. Propomo-nos com estas parcerias motivar os alunos para a investigação e fomentar o gosto pelas atividades de índole experimental…

 

 

 

 

Foram apuradas 3 duplas para o campeonato nacional a realizar em Castelo de Vide, nos dias 1 e 2 de junho. Parabéns a todas as duplas participantes no regional e às duplas vencedoras: Tomás Silva/Pedro Mesquita ; Tiago Lino/João Borges e Ana Cardoso/Maria Marinho.

 

 

 

Foi realizada no dia 29.10.12 uma Assembleia-geral dos Pais e Encarregados de Educação da Escola da Constituição com a seguinte ordem de trabalhos:

 

Ponto 1. Eleição do Pai Representante da Escola no Conselho Geral Transitório para o ano lectivo 2012/13.

 

Ponto 2. Discussão de assuntos de interesse geral.

 

Ponto 1. Após explicação sumária do funcionamento do Conselho Geral Transitório (CGT), com recurso ao Regulamento do Agrupamento Vertical Irene Lisboa, foi eleita como representante da escola no CGT a Sr.ª Isabel Castelo Branco e como suplente a Sr.ª Maria João Silva.

 

Ponto 2. Foram abordados diversos assuntos: a reorganização da associação na sequência da integração da escola no Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis; a eleição dos órgãos sociais da associação para o ano lectivo 2012/13; o estado de conservação das instalações da escola; o horário de abertura da escola; o serviço prestado pelo pessoal auxiliar; a qualidade da comida servida na cantina; e ainda a eventual reabertura da Escola Ribeiro de Sousa no próximo ano lectivo.

 

 

 

Regresso ao Regime Presencial das crianças da Educação Pré-escolar

CMlogo 2cores 2É com muito entusiasmo e alegria que vemos reabrir as portas das escolas Constituição e Bom-Pastor à comunidade.

Na próxima segunda-feira, dia 1 de junho (Dia da Criança), iniciamos nova etapa deste caminho que procura um regresso à normalidade social. As nossas crianças mais pequeninas vão poder regressar à Educação Pré-escolar, num processo que dará a maior segurança e confiança às suas famílias.

Como sempre, podem contar connosco para ajudar!

CMlogo 2cores 2

Consulte aqui  a lista de candidatos admitidos e propostos para exclusão

Consulte aqui a ata n.º 1

Consulte aqui os resultados da avaliação curricular

Consulte aqui a convocatória para a entrevista profissional de seleção (EPS)

Consulte aqui a lista de ordenação final

Regresso ao Regime Presencial dos 11.º e 12.º Anos de Escolaridade

CMlogo 2cores 2A partir de segunda-feira, dia 18 de maio, retomam-se as atividades letivas para os 11.º e 12.º Anos de Escolaridade.

A dinâmica desta nova fase será feita via Director de Turma.

Para o bom funcionamento desta nova etapa, remetemos para a leitura atenta dos documentos que abaixo se colocam.

 Limpeza e desinfeção de superfícies em ambiente escolar no contexto da pandemia covid-19

Orientação - regresso ao regime presencial dos 11.º e 12.º anos de escolaridade

Plano de higienização 

Decreto-Lei n.º 20-H/2020Estabelece medidas excecionais de organização e funcionamento das atividades educativas

e formativas, no âmbito da pandemia da doença COVID-19.

 

CMlogo 2coresInforma-se que decorre o prazo para a entrega das candidaturas à Ação Social Escolar

Prazo: de 06/05/2020 a 30/06/2020

Procedimentos a cumprir:

  1. Preencher o boletim do Ase aqui disponibilizado.
  2. Documentos a enviar através do e_mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.:
    1. Boletim do ASE Preenchido;
    2. Declaração da Segurança Social com o escalão do abono de Família ;
    3. Comprovativo IBAN .

CMlogo pretoDe acordo com o emanado no Despacho Normativo nº 5/2020 de 21 de abril, processo de matrícula e renovação de matrícula, com ou sem transferência de estabelecimento de ensino, deverá ser efetuado eletronicamente, preferencialmente a partir de casa, na aplicação Portal das Matrículas (https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/pdm/#/portal/home).

Os registos de primeira matrícula, renovação de matrícula e pedidos de transferência de escola para a educação pré-escolar e matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico, decorrem de 4 de maio a 30 de junho.

Os registos de matrícula nos outros anos iniciais de ciclo 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade, as renovações de matrícula e os pedidos de transferência de escola nos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário decorrem a partir de 26 de junho.

Para utilizar este serviço o Encarregado de Educação pode recorrer a uma das seguintes formas de autenticação:

  1. Credenciais de acesso ao Portal das Finanças
  2. Cartão de Cidadão - Para a autenticação com recurso ao Cartão de Cidadão é necessário o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN de autenticação, um leitor de cartões ligado a um computador com acesso à Internet e ter instalado no computador o plugin Autenticação.Gov (disponível em: https://autenticacao.gov.pt/fa/ajuda/autenticacaogovpt.aspx)  
  3. Chave Móvel Digital - Para a autenticação com recurso à Chave Móvel Digital é necessário que previamente tenha sido efetuado um pedido de Chave. Poderá consultar a informação referente ao pedido de Chave Móvel Digital e ao processo de autenticação em https://www.autenticacao.gov.pt/a-chave-movel-digital 

Consulte aqui as FAQS das matrículas emanadas pelo Ministério da educação

Abertura de procedimento concursal comum, com caráter de urgência, para o preenchimento de 4 postos de trabalho no Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa de regularização extraordinária de vínculos precários (PREVPAP) Ler mais

 

 

sei1Parabéns ao André Clérigo, Luís Afonso Almeida e Mariana Marinho, cuja apresentação foi de grande qualidade.

Ontem, dia 8 de maio, pelas 14,30h, na Biblioterca Almeida Garrettt, o Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis participou pela sexta vez consecutiva na mostra do Projeto SEI, resultante de uma parceria promovida pela Câmara Municipal do Porto entre Escolas e Universidades.

A nossa parceira é a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e o tema deste ano foi “English (FOR)w@rd!”-  A abordagem do Inglês no Ensino Secundário.

 

CMlogo preto

 

Encarregado de Proteção de Dados¨

DSRN: Esmeralda Diegues Nascimento
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Telefone: 225 191 900
Morada: Rua António Carneiro, 98, 4349-003 Porto

CMlogo pretoO  Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis, pretende contratar um professor, nos seguintes termos:

Identificação da duração do contrato: temporário

Identificação do local de trabalho: Agrupamento de escolas Carolina Michaëlis

Caracterização das funções: lecionação de Inglês  do Ensino Básico e Secundário

Número de Horas: 20

Grupo de recrutamento: 330

Consulte aqui  o aviso de abertura

Lista GraduadaLista Graduada

 

famEscola e Família juntas ! Construindo um Mundo Melhor


cartaz quadras2

concertofinal

corNo dia 10 de maio (5.ª feira), vai comemorar-se na Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis o Dia do Coração.

Neste dia, realizam-se um conjunto de atividades organizadas pelo grupo disciplinar de Educação Física e pelo Projeto de Educação para a Saúde (PES), que sensibilizam para a adoção de um estilo de vida saudável.  

Assim, toda a comunidade escolar vai ter a oportunidade de participar em diferentes eventos, cujo o programa pode ser consultado aqui

intercambio Holanda
Carolina Michaelis & Spinozalyceum Abril 2018
 
De 4 a 10 de Abril, realizou-se com muito êxito a segunda e última fase do intercâmbio internacional entre alunos da escola secundária Carolina Michaelis e o Spinozalyceum de Amesterdão. A primeira fase compreendeu a visita de vinte e quatro alunos holandeses à nossa escola e cidade, entre 12 e 19 de Março último, acompanhados por dois professores.
 
Tomaram parte nesta atividade vinte e três alunos do 10º, 11º e 12º anos, que, acompanhados pelo Diretor do Agrupamento e a Professora organizadora, participaram de forma excelente, mostrando-se muito interessados em todo o programa proposto. Este é um testemunho fotográfico do referido grupo na  aldeia típica holandesa de Zaanse Schans, 
 
Mais testemunhos serão disponibilizados em breve, em blog alusivo.

noite da terra

No dia 4 de maio, às 21 horas, vai realizar-se a Noite da Terra, na Escola Sede do Agrupamento – Escola Secundária Carolina Michaëlis. Gostaríamos de contar com a presença dos alunos e seus familiares!

Os alunos de Ciências Naturais, Biologia/Geologia e do Curso Técnico Auxiliar de Saúde irão apresentar trabalhos e realizar atividades experimentais para divulgar à comunidade educativa. Contaremos ainda com a apresentação de atividades/exposições realizadas por alunos/professores de Geografia/História, Português e ainda do 1.º Ciclo.

erasmus
A canção portuguesa foi a escolhida para hino do projeto, de entre as seis participantes!!!!
Agradecimentos especiais aos alunos Aida Santos, André Canito e João Cabral, do 10ºSE, autores da letra, e à Beatriz Soares, do 11ºCT1, pela excelente interpretação!
Este resultado não teria sido possível sem a preciosa colaboração dos professores de Educação Musical do nosso Agrupamento, Luiza Bragança e Carlos Santos.

25 de abril na EB Constituição - Entre papoilas de Liberdade
const2

 

pochEstão abertas as pré-inscrições para os cursos profissionais (10.º ano) , Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos..

Inscreva-se aqui

Osvaldo CorreiaNo âmbito do projeto “Protege-te!”, inserido no EIXO Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis do Programa Municipal de Educação para o Risco (PMER), promovido pela Divisão Municipal de Gestão Escolar, informamos a  realização de uma ação de sensibilização sobre o tema da prevenção de comportamentos de risco de exposição solar, envolvendo crianças e jovens do nosso agrupamento de escolas, do 2.º ao 11.º ano.Informa-se ainda que a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) é parceira neste projeto, sendo representada pelas pessoas do Sr. Professor Doutor Osvaldo Correia e Dr.ª Ana Filipa Duarte, que serão os oradores da ação em questão. 

 

 

 

 

bANos dias 27 e 28 de maio decorreu mais uma campanha do Banco Alimentar. Foi com um elevado espírito solidário que 115 elementos deste agrupamento de escolas prestaram um importante serviço cívico. Um agradecimento especial aos alunos e ex-alunos, pais e encarregados de educação, funcionários e professores que tornaram esta colaboração possível.

Um enorme bem-haja a todos os participantes!

CMlogo 2coresRelembramos  que estão a decorrer as matrículas na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico (o prazo termina a 15 de junho).

As referidas matrículas devem ser feitas Via internet, no Portal das Escolas (www.portaldasescolas.pt) ou  presencialmente nos Serviços Administrativos do Agrupamento (escola sede Carolina Michaëlis ou escola básica Irene Lisboa.

bandaConvida-se a Comunidade Escolar para o Concerto de Fim de Ano que decorrerá no dia 7 de junho de 2017, pelas 21:00h, no grande auditório da Escola Carolina Michaëlis.

22No dia 17 de maio decorreu no auditório da escola Sede, uma conferência sobre cibersegurança organizada pelo núcleo da Associação de Pais da Escola Básica Secundária Carolina  Michaëlis, com a participação conjunta da Dognaedis/Prosegur e a AP2SI (Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação) cujos oradores foram Paulo Morgado e Francisco Rente.  Foi uma atividade muito participada, tanto por alunos como professores já que o tema é atual e suscita muito apreensão.  

Um agradecimento especial aos oradores e à Associação de Pais.

 

ima1O Dispositivo do Comando Metropolitano do Porto, através do Programa Escola Segura da 1.ª Divisão,  vai realizar uma Exposição Policial no nosso agrupamento.

BP

A EB Bom Pastor foi premiada com uma menção honrosa de ilustração
no concurso Correntes D’ Escritas de 2017

Ler aqui a Edição de abril.

teatro

O Clube de Teatro tem a honra de convidar a Comunidade Escolar para a apresentação da peça " A menina feia" de Manuel Frederico Pressler, no dia 3 de junho,  Auditório Grande, pelas 21 h.

 Contamos com a vossa presença,

CMlogo 2cores V1Nos termos do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, e nos termos do regulamento interno - RI, aprovado em reunião do Conselho Geral Transitório de 20 de março de 2013, na última redação de 24 de maio de 2016, encontra-se aberto o processo eleitoral para o conselho geral do agrupamento de escolas Carolina Michaëlis 2017/2021.

Calendarização

Convocatórias das Assembleias: Não Docentes; Docentes; Alunos

Impressos para apresentação de listas: Não Docentes; Docentes; Alunos

coracaoNo dia 10 de maio comemora-se o “Dia do Coração” na Escola Sede do Agrupamento (Escola Secundária Carolina Michaëlis), dinamizado pelo Grupo disciplinar de Educação Física em estreita colaboração com a equipa de Projeto de Educação para a Saude (PES). Neste âmbito, realizar-se-ão diversas atividades para a comunidade escolar. Participa!

Ler aqui o programa

bp marcoA professora bibliotecária Fernanda Silva apresentou a obra Os Pescadores, de Raul Brandão, um escritor que nasceu no Porto, filho de pescadores e que seguiu a carreira militar e de jornalista. Filho de peixe sabe nadar mas, neste caso, filho de pescadores sabe escrever sobre a pesca, uma atividade dura, que Raul Brandão descreveu com muitos sentidos à mistura, uma verdadeira sinestesia.

Ler aqui a edição de março

Estão abertas as pré - inscrições  para os cursos profissionais: Técnico Auxiliar de Saúde e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.Faça aqui a sua pré - Inscrição

No sentido de se preparar atempadamente a atividade acima referida, é conveniente que os alunos interessados façam um pré- registo, junto ao PBX, na entrada da Escola Secundária, declarando, por escrito, o destino pretendido, e indicando nome, turma e possibilidade de acolhimento de aluno/a estrangeiro/a.

Para o próximo ano letivo prevê-se a realização de quatro intercâmbios internacionais:
 
1- Alemanha - cidade de Essen;
2- Itália - cidades de Busto Arsizio ( Milão) e Avigliana ( Turim)
3- Países Baixos - cidade de Amsterdão."

A Direção do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis tem a honra de convidar V.ª Ex.ª para estar presente no encerramento das Comemorações do Centenário do Liceu Feminino do Porto, que terá lugar no dia 9 de junho de 2016, pelas 18:00h, no Salão Nobre da Escola Secundária Carolina Michaëlis, com a apresentação pública da monografia “Do Liceu Feminino do Porto à Escola Secundária Carolina Michaëlis”, obra coordenada pelo Professor Doutor Luís Grosso Correia.

Fará a apresentação a Professora Doutora Helena Costa Araújo, ex-aluna do Liceu Carolina Michaëlis, Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e Diretora da Unidade de Investigação CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas (FPCEUP)                                                                                                       O Diretor

José Novais

Os alunos da turma 11CT2 estão a participar com entusiasmo na iniciativa proposta pelo Rock in Rio - Better World -  na venda de pulseiras para angariação de fundos no sentido de reflorestar  a Amazónia.
 
Por isso ajude e contribua até 13 de Maio! Vamos re-plantar e ajudar o Planeta!"
 
A DT- Mª da Graça Cruz
 
 
 
No passado mês de Abril realizou-se uma Visita de Estudo à Polónia, no âmbito do programa lecionado nas disciplinas de Inglês (Profª Mª da Graça Cruz) e Psicologia (Profª Conceição Campelo), entre outros.
A Visita compreendeu as cidades de Varsóvia, Cracóvia, Auschwitz / Birkenhau, incluindo também a visita guiada em inglês ao Museu Schindler.
Participaram alunos das turmas 11 SE, 11CT1, 11CT3, 11LH2 e 12LH1.
Poderá ser consultado o blog referente à visita através do link: http://portopolonia.blogspot.pt/ - a atualizar em breve."

CONVITE

a toda a comunidade educativa

InBody - Analisadores de composição corporal

No âmbito do Dia do Coração, dia 4 de Maio (4ªfeira),irá estar presente uma equipa da Farmácia Barreiros, representada pela Dra. Ana Luísa, entre as 10.00h e as 16.00h, na sala de Expressões / Educação Musical, para realizar um rastreio cardiovascular a todos os que o desejem fazer.

 Parabéns, Sofia e Marta!

O agrupamento está, de novo, orgulhoso dos seus alunos. A Sofia Fonseca e a Marta Barbosa do 11CT1 tiveram um desempenho excelente na final das Olímpiadas de Química Mais, em Aveiro. A menção honrosa da Sofia valeu-lhe a oportunidade de frequentar aulas, durante o próximo ano letivo, na Universidade de Aveiro para se preparar para as Olímpiadas Internacionais e Ibero-Americanas em 2016. Bom trabalho! 

O Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis em parceria com a APC – Associação Projecto Criar, e no âmbito do Projeto Parentalidades, vem convidar V.Excias a visitar a exposição “Metáforas VVD – Vítimas de Violência Doméstica” de Sónia Honório.
Esta exposição retrata as questões de Violência nas Relações e a sua implicação na temática da Igualdade de Género que está na base de uma Parentalidade Saudável.
A exposição estará patente na sala de estudo da Escola Secundária Carolina Michaëlis de 11 a 22 de Maio, entre as 10 e as 18horas.

A Direção do Agrupamento de Escolas Carolina Michaëlis tem a honra de convidar toda a comunidade educativa, antigos alunos e antigos docentes, para estar presente na abertura das Comemorações do Centenário do Liceu Feminino do Porto, que terá lugar no dia 8 de maio de 2015, pelas 21:30h, no Salão Nobre da Escola Secundária Carolina Michaëlis, com uma palestra pelo Professor Doutor Luís Grosso Correia, subordinada ao tema “Um século de serviço público de educação“.

Este evento, que dará início a um programa de comemorações a desenvolver-se durante os anos de 2015 e 2016, será seguido de um porto de honra.

 

A escola Básica Irene Lisboa está de parabéns.  Foram apuradas  4 duplas para o campeonato nacional de giravolei. Destacamos as duplas Alexandre Silva / Ricardo Silva e Ana Cardoso/ Maria Marinho que se sagraram respetivamente campeões regionais e vice campeões regionais.  Convidamos a comunidade escolar a apoiar as nossas duplas nos dias 7 e 8 de junho no estádio da Maia.

Caro(a)

Aluno(a), Encarregado(a) de Educação, Professor(a), Diretor(a)

Cambridge English Language Assessment, departamento sem fins lucrativos da University of Cambridge, está a realizar, em cooperação com o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE, I.P.), um estudo de investigação sobre os efeitos da introdução do teste Key for Schools com carácter obrigatório para os alunos do 9.º ano de escolaridade, em Portugal.

O estudo será gerido pelo IAVE. No âmbito desta investigação, gostaríamos de compreender qual a perceção e a atitude dos principais intervenientes em relação a esta nova iniciativa, em geral e, em particular, ao ensino, à aprendizagem e às práticas de avaliação externa na disciplina de Inglês, em Portugal.

Agradecemos a sua colaboração através da participação neste inquérito. Para participar no inquérito, por favor clique em https://pt.surveymonkey.com/s/KeyForSchools

Lisboa, 23 de maio de 2014
O Conselho Diretivo do IAVE
 

No dia 28 de maio assinala-se o Dia Internacional do Brincar

"Quando for grande, não quero ser médico, engenheiro ou professor.

Não quero trabalhar de manhã à noite, seja no que for.
Quero brincar de manhã à noite, seja no que for.
Quando for grande, quero ser um brincador."  O brincador
                                                                            Álvaro Magalhães
Programa:
28 de maio - 14:30H - Encontro com o escritor Álvaro Magalhães

Os nossos alunos de 1º e 2º ciclo vão ajudar-nos a comemorar com poesia, música e ... muita alegria.

26 de maio a 6 de junho  - Feira do livro Contamos com a sua presença, na biblioteca da escola 

Foi com alguma nostalgia, que na semana passada as crianças do Jardim de Infância da EB Bom Pastor se despediram da atividade “Os sentidos do meu corpo em ação” inserida no projeto “Porto de crianças”, participando numa última sessão intitulada “Sou corpo de memória”. Nesta sessão foi feita uma analepse até ao início do projeto, viajando a partir dos registos feitos, recordando o trabalho realizado ao longo deste ano letivo e que tantas experiencias novas e prazer lhes proporcionou.

Parabéns pelo fantástico projeto. Para a Inês e para a Rita, o nosso bem hajam pela forma profissional, pelo carinho e empenho com que orientaram as diversas sessões. 

Estão abertas as pré - inscrições  para os cursos profissionais:

Técnico Auxiliar de Saúde;

Técnico de Contabilidade;

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos.

Estes requerem ainda a autorização do Ministério da Educação. 

Faça aqui a sua pré - Inscrição

A partir do dia 15 de abril e até 15 de junho, decorre o período para os pedidos de matrícula com vista à frequência do Ensino Básico no ano letivo de 2014/2015, conforme Despacho nº 5106-A/2012 de 12 de abril.

Está disponivel no Portal das Escolas, o serviço de Matrícula Eletrónica, que permitirá aos Encarregados de Educação efetuarem o pedido de matrícula dos alunos no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Básico e do pré-escolar em estabelecimentos públicos de ensino, com recurso à autenticação através do cartão do cidadão. Para o efeito, o Encarregado de Educação necessita de um computador e um leitor de Cartão do Cidadão.

No entanto, não utilizando a via eletrónica, pode efetuar a matrícula do seu educando presencialmente, em suporte papel, na escola básica Irene Lisboa, entregando todos os documentos a seguir indicados:

Parabéns a todos os alunos participantes que revelaram empenho, dedicação e sentido de responsabilidade. Damos especiais parabéns à equipa vencedora – Mosquinhas&Companhia, a quem foi atribuído o primeiro prémio. Divirtam-se na vossa viagem a Barcelona!

Sábado dia 17 de maio às 9:30 horas, no parque da cidade “Torneio de Giravolei” com a participação das duplas da Escola Básica Irene Lisboa.

Relembra-se que as inscrições estão abertas até ao dia 15 de Junho.

Para efectuar inscrições no 1.º ano e pré escolar no agrupamento de escolas Carolina Michaëlis deve dirigir-se a escola básica Irene Lisboa.

 

Professores, alunos e encarregados de educação das escolas do pré-escolar e do 1º ciclo (Bom Pastor e Constituição), do Agrupamento de escolas Carolina Michaëlis, organizaram-se e estão a recolher, com muito entusiasmo, material escolar para ajudar os meninos de Catió, na Guiné- Bissau. O desafio foi colocado em todos os departamentos curriculares do agrupamento e, mais uma vez, todos os professores se mostraram disponíveis para apoiar o projecto, “A Educação é o único Caminho”, da Organização Não Governamental, 
“Na Rota dos Povos”.
Quem puder e quiser colaborar pode trazer material escolar, preferencialmente (por causa do calor), lápis, borrachas, afiadeiras e cadernos.
 
“A Educação é a única Arma que pode mudar o Mundo”
 
(Nelson Mandela)

Com grande alegria e entusiasmo, o Jardim de Infância da EB Bom Pastor comemorou o Dia Mundial da Dança, explorando vários ritmos e estilos, a começar pela música dos anos 60, ao som do “Lets twist again”, passando pela música brasileira e finalizando com as músicas infantis, de forma a sensibilizar para a importância da expressão corporal no desenvolvimento integral da criança.

O Agrupamento de escolas Carolina Michaëlis está de novo de parabéns. Conseguimos o 1.º Prémio e uma Menção Honrosa com os trabalhos dos alunos Armaan NIpul Rajani e Paulo Alexandre dos Santos Franco da EB Constituição.

Ver lista de classificados

 

Reunião 26/07/2022

Planificação Atividades de Animação e Apoio à Família 2022-2023 - consultar

Relatório de execução PAA - 3.º período - consultar

Planificação AEC - consultar

Critérios de Organização de ano letivo - consultar

Calendarização da eleição do representante ao Conselho Geral - consultar

Regulamento Interno 2022 -2025 - consultar

Projeto Educativo 2022 -2025 - consultar

Reunião 14/12/2021:

Relatório de Autoavaliação - consultar  

Plano Anual de Atividades 21/22 - consultar

Linhas orientadoras do planeamento e execução das atividades no domínio da ação social escolar  - consultar

Orçamento 2022  - Linhas Orientadoras - consultar

 

Reunião 27/07/2021

Planificação Atividades de Animação e Apoio à Família 2018-2019 - consultar

Relatório de execução PAA - 3.º período - consultar

Programa AEC - consultar

Critérios de Organização de ano letivo - consultar

Reunião 13/05/2021:

Resultados Escolares 2.º período - consultar

Calendarização do processo eleitoral ao Conselho Geral - consultar

Reunião 25/02/2021:

Resultados Escolares - consultar

Plano Anual de Atividades 20/21 - consultar

Reunião 10/11/2020:

Relatório de Autoavaliação - consultar  

Plano Anual de Atividades 20/21 - consultar

Linhas orientadoras do planeamento e execução das atividades no domínio da ação social escolar  - consultar

Orçamento 2021  - Linhas Orientadoras - consultar

Reunião 23/07/2020:

Calendarização das eleições dos representantes dos Encarregdos de Educação e Alunos - consultar

Planificação Atividades de Animação e Apoio à Família 2020-2021 - consultar

Programa AEC - consultar

Plano Anual de Atividades - Refexão Final - consultar

Relatório de execução PAA - 3.º período - consultar

Reunião 28/05/2020:

Resultados Escolares - consultar

Relatório de execução PAA - 2.º período - consultar

Conta de Gerência - consultar

Reunião 19/11/2019:

Relatório de Autoavaliação - consultar

Plano Anual de Atividades 19/20 - consultar

Linhas orientadoras do planeamento e execução das atividades no domínio da ação social escolar  - consultar

Orçamento 19/20  - Linhas Orientadoras - consultar

Proposta para a revisão as metas do projeto Educativo - consultar

 Reunião 25-07-2019:

Planificação Atividades de Animação e Apoio à Família 2019-2020 - consultar

Programa AEC - consultar

Reunião 02-05-2019

Alterações RI -consultar

Resultados escolares 2.º período - consultar

Relatório de execução PAA 2.º período - consultar

Reunião 19-02-2019

Resultados Escolares 1.º período - consultar

 Relatório de execução PAA 1.º período - consultar

Reunião 06-11-2018

ASE_1819_LINHAS_ORIENTADORAS - consultar

Auto-Avaliação_2017_2018 -consultar

ORÇAMENTO_2019_LINHAS_ORIENTADORAS -consultar

PAA - consultar

Reunião 26-07-2018

Planificação Atividades de Animação e Apoio à Família 2018-2019 - consultar

Relatório de execução PAA - 3.º período - consultar

Programa AEC - consultar

Projeto Educativo - consultar

Regulamento Interno - consultar

Reunião 26-04-2018

Resultados Escolares -consultar

Relatório de execução PAA - 2.º período - consultar

Conta de Gerência - consultar

Reunião 22-02-2018

Resultados Escolares - consultar

Relatório de execução PAA - 1.º período - consultar

Reunião 24-10-2017

Linhas orientadoras do planeamento e execução das atividades no domínio da ação social escolar - consultar

Linhas orientadoras para a elaboração do orçamento para 2018 - consultar

Resultados do processo de autoavaliação do AE-  consultar

Cronograma das reuniões - consultar

Reunião 15-11-2016

Linhas orientadoras do planeamento e execução das atividades no domínio da ação social escolar - consultar

Linhas orientadoras para a elaboração do orçamento para 2017- consultar

Projeto Educativo _ adenda do anexo VI- consultar

Planificação das atividades de enriquecimento curriculasr (AEC) para o 1.º período- consultar

Resultados do processo de autoavaliação do AE- consultar

 

Na sequência do concurso Contratação de Escola- Grupo 240, publica-se a Lista Graduada dos candidatos, segundo a alínea a) do ponto 3 do aviso de abertura.

Consultar Lista graduada

No dia 22 de Abril - Dia da Terra, as turmas envolvidas no Projeto Comenius entregaram o donativo de 120€ `a Organização de proteção ambiental Quercus representada pela Presidente da Região do Porto, Dra Célia Vilas Boas, para ajudar a financiar a limpeza das margens de rios que, devido à negligência humana, se tornam muitas vezes locais altamente poluídos. 

 
A Quercus por sua vez, em sinal de reconhecimento, ofereceu diversos livros e documentos à escola sobre temáticas relacionadas com questões ambientais, de forma a sensibilizar os nossos alunos, e todos os interessados, para a necessidade urgente de modificar comportamentos nocivos para o ser humano e para o planeta que habitamos.
 

 31 de maio, no auditório da escola Carolina Michaelis, o musical "While we dance".

 

 

 

 

 

Guilherme Catita e Rafael Henriques, alunos do 4º ano do nosso Agrupamento, foram distinguidos na categoria 1º Ciclo do ensino básico, através do trabalho de desenho , subordinado ao tema "As cores que a água tem". Este prémio é anualmente promovido no âmbito do Sistema de Escolas Associadas da UNESCO.

A cerimónia de entrega dos Prémios terá lugar no dia 24 de maio, em Lisboa, na Fundação José Saramago.

Parabéns aos alunos premiados e também a todos os que participaram.

A Associação de Pais e Encarregados de Educação do antigo Agrupamento Vertical Irene Lisboa iniciou a sua actividade no ano lectivo 2008 / 2009 e integrava então cinco escolas: JI das Águas Férreas, EB1 + JI do Bom Pastor, EB1 + JI da Constituição, EB1 + JI Ribeiro de Sousa e EB23 Irene Lisboa.

No início do ano lectivo 2012 / 2013 face à experiência entretanto acumulada, que foi tornando evidentes as dificuldades em acompanhar e colaborar de um modo satisfatório e igualitário no dia-a-dia das cinco escolas, e aproveitando o momento de integração do antigo Agrupamento Vertical Irene Lisboa no Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis, a Associação procurou experimentar uma outra organização.

Mantendo a estrutura original, foram criados núcleos distintos e tendencialmente autónomos em cada uma da escolas do antigo Agrupamento Vertical Irene Lisboa que agora integram o Agrupamento de Escolas Carolina Michaelis: EB1 + JI do Bom Pastor, EB1 + JI da Constituição, EB1 + JI Ribeiro de Sousa (temporariamente encerrada) e EB23 Irene Lisboa.

O balanço provisório desta experiência permite-nos concluir desde já que, mantendo o espaço de debate e de intervenção mais amplo da associação de quatro escolas, foi conseguido quer um melhor aproveitamento da vontade de participação de pais e encarregados de educação, quer uma maior aproximação e intervenção na realidade das diferentes escolas.

Os contactos dos três núcleos em actividade são os seguintes:

Bom Pastor – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Constituição – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Irene Lisboa – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos:

Estatutos APAVIL

Ficha de inscrição Constituição 2012.13

Ficha de inscrição Constituição 2013.14

Órgãos Sociais 2012.13

Núcleo Constituição 2012.13

Pais representantes no CGT 2012.13

Pais representantes no CG 2013.15

Relatório 2010.11

Relatório 2011.12

Relatório 2012.13

 

escolaConsulte aqui a oferta formativa para 2012/2013.

Cef : Técnico de Práticas Comerciais Tipo III

Cursos Profissionais:

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (NOVO) (actualizado em 7/7/2012)

Técnico Auxiliar de Saúde

Faça aqui a pré-inscrição nos cursos profissionais

judoA Câmara Municipal do Porto e a Escola de Judo Nuno Delgado organizam, dia 7 de Maio, pelas 11horas, na Avenida os Aliados, o Mandela Day/Maior Aula de Judo do Mundo 2012, no qual pretendem reunir 7000 crianças e jovens para promover a solidariedade, união dos povos e a integração social.

Este evento internacional é uma iniciativa do movimento cívico Achieve, Collect & Give Back( AC&GB) e, além de candidato a um recorde do Guiness, será uma homenagem a Nelson Mandela.

 Chegamos agora ao final do primeiro ano lectivo, desde que a nossa candidatura ao Sistema de Escolas Associadas da Unesco ter sido aprovada em Outubro de 2010. Por isso vamos aqui dar conta de algumas das actividades que foram levadas a cabo, no âmbito desse Projecto, a saber as Comemorações dos Dias Internacionais.

 

 

miniaturaA exposição de Artes Plásticas está a decorrer na Sala de Estudo da escola com extensão à BECRE. Nela se podem ver trabalhos realizados em materiais, técnicas e expressões diversificadas. Com esta mostra pretende-se divulgar e valorizar o trabalho de alunos dando-o a conhecer a toda a comunidade. A exposição está aberta até dia 27 de Maio, sexta- feira. Sejam bem vindos!

 

Comenius Programme: Upplands Vasby – Stockholm

 

Tuesday: Departure 6.30 Porto- Madrid; Madrid-Stockholm: 14.25 – 18.10

 

Wednesday: Sight-seeing in Stockholm, visit to outdoor museum and zoo (Skansen). Walk and travel by bus, boat and tram.

Lunch probably at hamburger restaurant.

 

Thursday: At school. Walking tour of Upplands Väsby. Lunch at school.

 

Friday: Outdoor programme in the forest near school. You should bring footwear and clothing to be able to be outdoors for a whole day (and it can be a bit cold in May and wet)

 

Saturday: Family day. Farewell party in the evening.

 

Sunday: departure.

DiadocoracaoO Grupo de Educação Física vai dinamizar um conjunto de Actividades Físicas e Desportivas ao longo do dia 19 de Maio, Dia do Coração. Pretende-se com este evento alertar e promover modos de vida mais activos no sentido de combater o sedentarismo

miniaturapremioNa passada quinta feira, dia 12 de Maio, realizou-se nesta escola a entrega de Prémios de Mérito e Excelência relativo ao ano lectivo 2010/11.

Ap

Convida-se toda a comunidade escolar a assistir às apresentações dos trabalhos da Área de Projecto do 12ºAno.

16 de Maio - 10 às 13:20 Horas

18 de Maio - 14:30 às 18:30 Horas

23 de Maio- 10 às 13:20 Horas

25 de Maio-  14:30 às 18:30 Horas

30 de Maio -10:00 às 13:20 horas

cc_AutoCollage_8_Images

Informa-se que  no Curso  Profissional de Técnico de Apoio de Gestão Desportiva as vagas  se encontram preenchidas.

Consulte aqui a  Oferta Formativa 2011/12.

 

pmesO dono do restaurante distribui os 45 convidados de uma festa pelas 9 mesas redondas da sua sala de refeições, de tal modo que cada um dos seus 4 empregados esteja atento a 17 deles. As mesas estão todas ocupadas e têm um número diferente de convidados.Cada empregado representado pela letra E , preocupa-se com as mesas situadas à sua volta. Quantos foram colocados em cada mesa. Ler Mais

Cartaz_Desenho_web A Exposição Artística é constituída por trabalhos de Alunos da tua Escola. Vem visita-la!

Convida-se toda a comunidade escolar a assistir às apresentações dos trabalhos da Área de Projecto do 12ºAno

 

Ver Calendarização

 

Ap

            

JUNIOR ACHIEVEMENT PORTUGAL

APRENDER A EMPREENDER

 

Parabéns Hebert Marcolino e André Lima !

No passado dia 7 de Maio de 2010, cerca de 15 alunos dos Cursos Profissionais do Carolina Michaëlis partiram rumo à Sonae, na Maia, juntamente com alunos das escolas secundárias Infante D. Henrique, Filipa de Vilhena, Aurélia de Sousa e Escola Secundária do Cerco. Ler Mais

A cena de um crime pode estar repleta de provas e evidências, que nos permitem descobrir o criminoso, por isso, aqui ficam as principais provas, que são encontradas em cenas de crimes.

 

Blog: http://www.acienciadeumcrime.blogspot.com/

E-book: http://www.calameo.com/read/000189693b1a3dfa44257

ImpressC3A3oDigital2

A Entomologia Forense vem do grego ("entom": insecto e

"logos": estudo) e é a ciência que estuda os artrópodes e

insectos, num contexto legal.

 

Blog: www.acienciadeumcrime.blogspot.com

E-book: http://www.calameo.com/read/0001896930d7a89d0ffe8

Entomologia

Consulte o número 1 do Mika'Isto.

Ler  blogue