International Journey - ISS Expedition
Parabéns à equipa de alunos da Escola Carolina Michaëlis, no Porto, pelo excelente resultado no Concurso International Journey ISS Expedition-Mission 19. A experiência proposta pelos alunos portugueses ficou em 1.º lugar e vai ser realizada por um astronauta na Estação Espacial Internacional (ISS)!
A equipa de alunos que faz parte deste projeto é constituída por 2 alunas do 11.º ano, Laura Cesário e Maria Rita Pinto e 4 alunos do 12.º ano, Ana Beatriz Gomes, João Ribeiro, Mariana Pinheiro e Rafael Silva. A proposta de experiência “The effect of microgravity on the osteogenic potential of mesenchymal stem cells secretome”, ficou em 1.º lugar e será levada num mini-laboratório num foguetão da Space X até à ISS e aí será realizada por um astronauta, em ambiente de microgravidade!
O International Journey - ISS Expedition é uma iniciativa educacional única que faz parte do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP), nos Estados Unidos, liderado pelo National Center for Earth and Space Science Education (NCESSE) e pelo Arthur C. Clarke Institute for Space Education.
O International Journey - ISS Expedition, Missão 19, traz uma oportunidade inédita para cerca de 9 800 alunos de 21 comunidades, entre as quais está a comunidade (Brasil+Portugal), se envolverem com a Ciência Espacial a nível mundial. É a primeira vez que Portugal participa neste projeto. A Escola Carolina Michaëlis e outras 3 escolas portuguesas foram convidadas a participar neste concurso fazendo parte da comunidade brasileira.
Na Missão 19 deste concurso, participam escolas dos EUA, do Canadá, da Ucrânia, do Brasil e de Portugal.
Os alunos irão executar a experiência num mini-laboratório igual ao que será enviado para a ISS, para depois analisar e comparar os resultados e retirar conclusões.
Na elaboração do design da experiência e sua proposta, bem como do trabalho que se seguirá, os alunos contam com a ajuda de professores de Física e Química (Duarte Januário e Elsa Alves) e de Biologia e Geologia (Amélia Cardoso e Fernanda Costa), de investigadoras da empresa brasileira R_Crio (Fernanda Bombaldi e Renata Bombaldi) e do i3S (Estrela Neto).
A equipa foi convidada a apresentar a experiência e seus resultados no Museu do Ar e do Espaço, em Washington, nos EUA.
A participação neste incrível projeto não teria sido possível sem o convite de Jeffreson Michaelis e os patrocinadores da comunidade brasileira, aos quais estamos gratos. Agradecemos também toda a colaboração do i3S.
Patrocinadores
- KSCIA - International Space Academy: centro de pesquisa que conecta estudantes ao mundo da ciência espacial.
- R-Crio - Células-Tronco: laboratório pioneiro em biotecnologia e medicina regenerativa.
- Michaelis Foundation for Global Education: organização dedicada à promoção da educação e inovação científica.
- ANADEM: Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética, que atua apoiando profissionais da medicina e odontologia.
- Instituto André Ferrão Vargas. Instituto constituído em 2022, com o objetivo de congregar atividades assistenciais de cirurgia plástica e atividades de ensino e pesquisa nessa área da Medicina e em áreas afins.
@KSCIA_Space
@RCRIOCELULASTRONCO
#InternationalJourneyISSExpedition