Responsável: Graça Machado

Local: Sala 0.14. (Escola Secundária Carolina Michaëlis)  

Horário: de segunda a sexta-feira das 9h:30h às 16:00h

(mediante marcação prévia é possível atender fora deste horário e de acordo com a disponibilidade dos alunos e pais/encarregados de educação)

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) é uma unidade especializada de apoio educativo que assegura, na prossecução das suas atribuições, o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade. 

O SPO é um recurso da Escola, acessível a todos e aberto às solicitações dos alunos, professores e pais/encarregados de educação.

Este serviço desenvolve a sua atividade de acordo com um plano que se integra, quer no Projeto de Escola, quer no Plano Anual de Atividades, e que tem contemplado como principais áreas de intervenção:

  • Orientação escolar e profissional.
  • Apoio psicopedagógico e consulta psicológica.
  • Educação para a saúde/formação pessoal e social.
  • Colaboração, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão e com as estruturas de coordenação educativa e supervisão pedagógica.
  • Articulação com serviços e instituições externas, nomeadamente das áreas da educação, saúde e da segurança social. 

Os alunos da Escola podem usufruir dos serviços do SPO, por livre iniciativa, ou por sinalização do conselho de turma, diretor de turma, encarregado de educação, ou outros intervenientes no contexto educativo.

De modo a tratar de qualquer assunto de interesse do filho(a)/educando(a), em que a colaboração deste serviço se revele importante, os pais/encarregados de educação podem marcar entrevista através de contacto direto ou telefónico, ou através do(a) diretor(a) de turma.