O Gabinete de Informação e Apoio é um espaço de atendimento individual ou em grupo onde podes conversar, apresentar dificuldades ou problemas, esclarecer as tuas dúvidas e dar sugestões, no âmbito da saúde em geral e da sexualidade em particular.

São objetivosdo Gabinete de Informação e Apoio:

  •  Contribuir para a adoção de estilos de vida saudáveis.

  • Promover valores de respeito por si próprio e pelos outros.

  • Melhorar os relacionamentos afetivo-sexuais dos jovens.

  • Apoiar os jovens na tomada de decisões conscientes e responsáveis.

Neste espaço pretendemos:

  • Dar resposta às tuas dúvidas na área da sexualidade ou outros problemas relacionados com a adolescência.
  • Disponibilizar informação no âmbito da educação para a saúde e educação sexual.
  • Orientar ou encaminhar, quando necessário, para outras estruturas e serviços da escola ou da comunidade.

O GIA irá funcionar nas escolas Irene Lisboa e Carolina Michaëlis, em gabinete próprio: sala do gabinete médico na Escola Irene Lisboa e sala 0.13 na Escola Carolina Michaëlis. O atendimento é assegurado por profissionais com formação nas áreas da educação para a saúde e educação sexual (professores e coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação), com a estreita colaboração dos técnicos de saúde (médicos e enfermeiras) da Unidade de Saúde Pública do ACES Porto Ocidental.

No presente ano letivo, o Gabinete de Informação e Apoio vai contar com a colaboração de médicos de saúde pública e de uma enfermeira, que irão assegurar um atendimento semanal nas duas escolas com presença intercalar, no horário de quinta feira de manhã (médicos) e quarta feira de manhã (enfermeira).

Quando nos quiseres contactar podes dirigir-te às instalações do Gabinete no horário afixado ou fazer marcação prévia. Podes ainda enviar um e-mail com as tuas dúvidas através do seguinte endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

É garantida a privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito dos utilizadores do Gabinete, obtida direta ou indiretamente, de forma presencial ou através de meios informáticos.

Nas mensagens que nos enviares não tens de te identificar, mas deverás colocar a idade e o ano de escolaridade, apenas para fins estatísticos, e todas as questões serão respondidas (diretamente para o teu endereço de e-mail).

FICAMOS À ESPERA DAS TUAS DÚVIDAS…

INFORMA-TE… PELA TUA SAÚDE E BEM-ESTAR!

CUIDA-TE! AINDA VAIS A TEMPO!

A Equipa do PES:

Conceição Campelo (coordenadora/ professora de Psicologia)

Ana Julieta Silva (professora de Educação Física)

Graça Machado (SPO)