O amor está no ar! Venha ver a história por trás do Dia de São Valentim.
Escrita: Marina Cavalcante
Revisão: Marina Cavalcante
Data: 14/02/2025
No início, o Dia de São Valentim era um obscuro dia de jejum celebrado em homenagem a São Valentim. A associação da data ao amor e ao romantismo surgiu somente após o final da Idade Média, quando o conceito de amor romântico começou a ser formulado.
São Valentim, um bispo, desafiou as regras impostas pelo imperador Cláudio II, que havia proibido os casamentos durante as guerras, acreditando que homens solteiros eram melhores soldados. Apesar da proibição, Valentim continuou celebrando casamentos em segredo. Sua desobediência foi descoberta, e ele acabou preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, Valentim recebeu flores e bilhetes de apoio de pessoas que ainda acreditavam no amor. Durante seu encarceramento, ele se apaixonou pela filha cega de um dos carcereiros e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de sua execução, Valentim escreveu uma mensagem de despedida para ela, assinando como "Seu namorado" ou "De seu Valentim".
São Valentim foi considerado mártir pela Igreja Católica, e a data de sua morte, 14 de fevereiro, passou a ser celebrada. Curiosamente, essa data coincide com a véspera dos Lupercais, uma antiga festa romana em honra à deusa Juno e ao deus Pan.
- Neste espaço, alunos e professores exploram o amor em suas diversas formas, expressando sentimentos e reflexões por meio da escrita:
- De olhos fechados olha o mundo
que por de si em diante se estende.
E eu observo, por um só segundo
a inalcançável beleza de sua mente.
Serena e virgem descansa os olhos
que tudo viram, vêm e verão.
Visões estas, mais parecem sonhos,
de uma menina alheia à multidão.
Desorientada abre os olhos sorri:
-Dias de loucos… - pensa para si.
Mas o único louco aqui sou eu!
De olhos abertos, admirando o que é meu.
-Anônimo
- Extremamente apaixonada,perdida na imensidão de um amor vibrante, de cor sangue, encarnado e avermelhado, que desabrocha como um lírio no inverno, uma rosa na primavera, umhibisco no verão e uma margarida no outono. Sinto-me entusiasmada por me sentir assim. Ansiosa pelo próximo passo, desejo um contato; sonho acordada com um beijo e só penso nele.
Estou apaixonada por ouvi-lo, por saber mais sobre sua vida.
Estou amando de novo.
-Anônimo
•Um Amor Irracional
Escrevo-te em versos, ó meu grande enigma,
Pois o que sinto não se aproxima
De frações simples ou raiz quadrada,
És um número louco, magia encantada.
O nosso amor não tem fim, podes acreditar,
Mas também não se deixa jamais calcular.
Tentei arredondá-lo, mas que ilusão!
Quanto mais eu insisto, mais foge da mão.
Coincidência ou plano do além?
O dia chegou, e está tudo bem!
Catorze de fevereiro, data encantada,
Mas isso é um sinal ou só uma piada?
Porque tem outro catorze por aí,
Logo depois de um três a sorrir!
Um número maluco, sem conclusão,
Igual ao que sinto no meu coração!
E se ainda há dúvida, dou-te uma pista:
Olhe bem esse número na tua lista,
Três vírgula catorze e até ao infinito...
Como este carinho, que aqui deixo escrito.
Agora te digo, sem mais disfarçar
E isto é algo que tenho de confessar
Já deves saber que gosto de ti
Meu intrigante número pi
- Os Professores Estagiários de Matemática