Um relato do intercâmbio com Thessaloníki, no âmbito do programa Erasmus.

USDETPE1


Escrita: Marina Cavalcante

Revisão: Prof. Laurinda Silva

Data: 12/12/2023


A nossa Escola embarcou numa incrível jornada de aprendizagem. Com destino a Thessaloníki, alguns alunos do 10.º ano puderam mergulhar na riqueza cultural e histórica da cidade, durante um período de uma semana cheia de aprendizagem e experiências enriquecedoras.
Os estudantes foram calorosamente recebidos pela comunidade e pelas escolas aderentes, iniciando uma semana repleta de descobertas educacionais e culturais. O conteúdo académico foi engenhosamente entrelaçado com a exploração cultural, assim proporcionando uma experiência educacional e cultural única.

 

Explorando a riqueza cultural

Thessaloníki ofereceu um impressionante cenário para mergulhar na história grega. Com visitas guiadas a museus, os estudantes puderam testemunhar de perto a riqueza histórica desta cidade, sendo convidados a refletir sobre a herança cultural da Grécia. (Segue um dos testemunhos da aluna Ana Sofia do 10.º CT3)

 

De que forma esta viagem contribuiu para a sua compreensão e admiração da cultura grega? Houve alguma experiência específica que a tenha impactado?

«Contribuiu IMENSO! Adorei ficar a conhecer factos e coisas que não sabia. Ir aos museus e ouvir a guia a explicar cada coisa foi realmente incrível.»

 

Intercâmbio Cultural e Social

O intercâmbio com os alunos gregos e os outros participantes do programa Erasmus foi um dos pontos altos da viagem. A divulgação de costumes, tradições culturais e ideias permitiu uma compreensão mais profunda da diversidade, assim enriquecendo os laços entre as diferentes nacionalidades.

 

Como foi a interação com os alunos gregos e outros participantes do programa Erasmus? Houve atividades ou eventos especialmente memoráveis nesse sentido?

«Adorei as danças que nos mostraram e ensinaram, eram todos muito simpáticos e superdivertidos. A minha parte favorita de interação era quando íamos passear pelas ruas da vila, à noite e provar salgadinhos típicos.»

USDETPE 3

Desafios e Crescimento

Durante o período que passaram na Grécia, os alunos tiveram de enfrentar diversos desafios que estimularam o crescimento pessoal e a resolução de problemas. A adaptação à nova cultura, idioma e ambiente exigiram maleabilidade e abertura, quesitos muito importantes para o desenvolvimento pessoal e académico.

 

Quais foram os desafios mais significativos durante essa semana na Grécia? Como você e seus colegas lidaram com esses desafios?

«Acho que o maior desafio para mim foi especialmente a comida, não estava tão habituada a comer muitos molhos e tanta comida, mas passados os primeiros dias, até nos habituamos. Já os rapazes não tiveram problemas com a comida. O frio era tolerável, desde que estivéssemos agasalhados.»

 

Impacto Duradouro

O retorno para casa não marca o fim desta jornada, mas sim, o início de uma nova perspectiva académica e cultural para os alunos. A experiência em Thessaloníki deixou uma marca visível, ampliando horizontes, incentivando o interesse pela cultura e história gregas e ainda alimentando a sua curiosidade.

Essa semana na Grécia não apenas aumentou a carga cultural dos estudantes, mas também os preparou para enfrentar com maestria e acolher a diversidade cultural. A viagem para Thessaloníki, pelo programa Erasmus, não foi apenas umas simples visita, foi uma jornada transformadora que forneceu aos alunos, tanto de Portugal quanto da Grécia, uma oportunidade única para poder abrir seus corações, criar laços duradouros além das fronteiras e moldar suas mentes.

 

De que maneira essa viagem influenciou seu crescimento pessoal e sua visão de mundo? Houve algum momento que você considera crucial para essa reflexão?

«Ir a outros países sempre me muda um pouco, porque é uma maneira de presenciar ao vivo o estilo de vida dos locais. Ir à Grécia foi uma experiência INCRÍVEL! Voltaria com certeza outra vez para ver o pessoal e poder voltar a ver as amigas que eu lá fiz.»


Fontes (Imagens):

Pixabay