Três anos volvidos, O Rouxinol mantém-se a bater as suas asas!

logo 600x600


Escrita: Catarina Ribeiro e Leonardo Mendo

Data: 15/03/2023


Este projeto começou a ser pensado no ano de 2019, mas apenas no dia 10 de fevereiro de 2020 é que bateu as asas pela primeira vez.

No mês passado, assinalou-se uma data especial, que merece uma comemoração igualmente especial. Assim, resolvemos reunir alguns testemunhos das pessoas que marcaram o nosso percurso e nos ajudaram a trazer-te sempre o melhor conteúdo possível. Vamos a isso?

3AOR 1

O que muitos não sabem é que O Rouxinol nasceu de um projeto anterior - muito menos sucedido, diga-se. Era um jornal em formato de vídeo, no Youtube: o N24, Notícias 24. Ainda se fizeram algumas publicações, mas, gradualmente, o canal caiu em desuso, ao passo que O Rouxinol foi conquistando cada vez mais o seu espaço junto da comunidade escolar.

 

«Estava muito animado por criar um jornal escolar, pela participação e pela cooperação com os membros integrantes. É bom saber que já vai nos 3 anos»

Leonardo Silva, fundador do jornal N24

 

«Trabalhar com O Rouxinol foi uma experiência gratificante e da qual me orgulho. Após tantos anos de escolaridade sem cobertura dos acontecimentos da comunidade estudantil, a existência de um jornal como O Rouxinol é uma enorme mais-valia para os membros da escola: um grupo de jovens e professores dedicado a trazer notícias cativantes e que realmente interessam aos alunos e docentes, de modo a manter todos sempre ao corrente dos acontecimentos que lhes são mais próximos»

Vasco Bertoquini, designer do logótipo d'O Rouxinol

 

«O jornal fez 3 anos! Uma data marcante! O Rouxinol é incrível, bem estruturado, com pessoas incríveis a colaborar. Tudo de bom! Adorei ajudar na cobertura do Clube CarMic, em 2020, foi uma experiência cativante!»

Renata Madureira, colaboradora d'O Rouxinol

 

«Durante 3 anos de O Rouxinol tive o privilégio de conseguir colaborar com algumas notícias e informações importantes/relevantes para os alunos, mas também para os professores, algo que foi extremamente bom: melhor experiência não podia ter tido. E até mesmo depois de ter saído do Carolina [Michaëlis], tive a oportunidade de ser entrevistada pelo meu colega Leonardo Mendo, no papel de ex-aluna, e ter conseguido ganhar as eleições para a AE da minha escola (ES António Nobre). Essa também foi mais uma experiência espetacular e inesquecível. CONTUDO, digo: melhor jornal não pode haver! Parabéns, O Rouxinol, por estes 3 anos a dar informações e notícias para a comunidade escolar»

Sara Mota, colaboradora d'O Rouxinol

  

«Durante o ensino secundário tive a oportunidade de realizar com mais duas colegas, Ana Ribeiro e Letícia Santos, dois artigos intitulados "1915, Lançamento da revista Orpheu" e "2015, O Centenário de Orpheu" para o jornal da escola, que na altura se chamava 100 Notícias devido à comemoração do centenário do Liceu Feminino.
A criação de um jornal escolar é benéfico para os jovens, pois cria a possibilidade de expandirem os seus conhecimentos e aprenderem novas capacidades, como também aprofundarem sobre diversos temas»

Inês Campante, ex-aluna e redatora do 100 Notícias

3AOR

«Como ex-aluna da escola, considero este projeto jovem e inovador uma mais-valia para toda a comunidade escolar. Como seria de esperar dada a faixa etária, é um jornal feito por jovens para os jovens. Jovens com vontade de trazer à comunidade escolar um ambiente de frescura e novidade, interessados em assuntos que por vezes não estão tão aos olhos de todos os que na escola circulam e que alertam para certas temáticas cada vez mais importantes no contexto escolar e principalmente no contexto jovem, com tudo o que acarreta esta nova geração, o bom e o menos bom.

Terminei o ensino secundário nesta escola em 2017 e muita coisa terá mudado entretanto, assim como a minha perspetiva do ambiente vivido dentro desta que foi a minha "casa" durante seis anos. Sinto obviamente um carinho especial por esta escola e, por isso mesmo, apoio completamente novas iniciativas que causem rebuliço nas opiniões e temas abordados no que poderia ser mais um jornal escolar.

Considero que O Rouxinol tem isso mesmo, algo que fará sempre falta num meio tão pequeno (ou tão grande, dependendo da perspetiva que tomarmos) como é uma escola secundária. Quando saí da escola penso que o mais parecido com este tipo de iniciativas (considerando o entretenimento) era uma rádio escolar, que não me recordo o nome, mas que tocava música de vez em quando para nos entreter nos intervalos. Havia também, um jornal impresso mensalmente ou trimestralmente, no qual cheguei a participar com alguns artigos, mas que não se poderá comparar com O Rouxinol, porque além de ser em papel não tinha a divulgação necessária para alcançar a maioria do público desejado.

Assim, acredito que o passar dos anos terá sido em muito benéfico para este tipo de iniciativas e para aumentar a proatividade dos alunos, que em muito merecem este destaque e reconhecimento, pelo seu empenho, dedicação ao projeto e certamente pelas horas de pesquisa e escrita que, além dos seus estudos, dedicam ao projeto e ao jornal, a este "passareco", como me refiro em jeito de brincadeira.

Que o "passareco" continue a voar, enquanto os que o leem e reconhecem o seu mérito estiverem disponíveis para o continuar a fazer! Eu, certamente, continuarei a apoiar deste lado»

Ana Ribeiro, ex-aluna, redatora do 100 Notícias e colaboradora d'O Rouxinol

 

«O jornal tornou-se uma das melhores iniciativas direcionadas para os alunos do Carolina Michaëlis. Permite aos alunos saber o que se passa e conhecer as personalidades da escola. Uma das coisas que penso que devem melhorar é expandir o número de pessoas que escrevem para o jornal e dedicar a escrita de artigos a temas variados. Dar espaço para a opinião e quem sabe um dia evoluir para uma rádio»

Guilherme Catita, Representante dos Alunos do Ensino Secundário no Conselho Geral 2020/2021

 

«Quando falo em Rouxinol falo com um sentimento especial, uma vez que acredito que foi O Rouxinol que me lançou como uma pessoa ativa na sociedade e interessada nas causas sociais. Foi através de um artigo de opinião escrito por mim e lançado pelo O Rouxinol que me foi despertado o meu espírito mais político, mais social, mais atento a fenómenos sociais, explorar melhor o conceito do associativismo estudantil, tanto do Ensino Secundário como do Ensino Superior. Estes meus interesses foram espoletados através da boa receção desse artigo por parte da comunidade escolar.

Quando me candidatei e quando ganhei o cargo da Associação de Estudantes do ano letivo 2021/2022 tive sempre oportunidade de contar com O Rouxinol principalmente para a divulgação do trabalho, mas também como ajuda na dinamização de atividades.

O Rouxinol juntamente com a AE do ano passado tiveram o difícil trabalho de reerguer estruturas fulcrais na EBS Carolina Michaëlis que estavam paralisadas e que, a meu ver, a comunidade estudantil não tinha grande interesse em voltar a tê-las. Graças ao esforço dinamizado tanto pelo O Rouxinol como pela AE, foi possível criar uma AE dinâmica, em permanente contacto com professores, funcionários, direção, o que contribui para dinamizar atividades do interesse de todos.

O Rouxinol, como disse, assumiu um papel preponderante, que deve manter junto da comunidade escolar. Acredito que O Rouxinol é uma arma de divulgação de conteúdos de estudantes e da Escola Carolina Michaëlis.

A AE deve contar com O Rouxinol como um parceiro. Sem a presença d'O Rouxinol a AE torna-se enfraquecida, torna-se menos dinamizadora, ou seja, O Rouxinol é quase um jornal da AE, mesmo sendo um meio independente desta.

O Rouxinol tem um papel importantíssimo, é fundamental no Carolina Michaëlis. A escola sem O Rouxinol era monótona, era uma escola diferente. Com isto quero realçar que as estruturas do Carolina têm muito a ganhar com O Rouxinol.

Enquanto pessoa singular em colaboração com O Rouxinol não me posso queixar, sempre foram colaborativos, sempre me deram abertura para falar e opinar»

Rui de Moura Pinheiro, Presidente da AE 2021/2022

 

«O jornal da nossa escola, O Rouxinol, fez, dia 10 deste mês, 3 anos. Têm sido 3 anos, que a meu ver, como presidente da Associação de Estudantes, são merecidos de uma boa celebração.

    Desde o primeiro dia que entrei para esta aventura de criar uma AE, o jornal esteve sempre presente e disponível para nos ajudar em qualquer que fosse o nosso problema.

    Na altura em que foram anunciadas as listas candidatas e as datas de eleições, em outubro de 2022, foram os primeiros a dar-nos os parabéns e a desejarem-nos a maior sorte para o caminho que tínhamos pela frente. Para além disso, é de salientar que nunca perderam o lado profissional que até hoje mostram.

    Quando ganhámos, em novembro, permaneceram ao nosso lado. Sem dúvida que tornaram esta jornada muito menos assustadora, com toda a disponibilidade que nos mostraram e todas as sugestões que nos foram dando.

   Em nome da nossa AE e de toda a escola, queria agradecer por serem mais do que um "jornal" e estarem sempre dispostos a ajudar e a criar um melhor ambiente escolar para todos»

Clara Vaz, Presidente da AE 2022/2023

     

«A completar três profícuos anos de existência, O Rouxinol está de parabéns pela lufada de ar fresco no quotidiano desta comunidade educativa. O jornal corporiza um verdadeiro exercício de cidadania, imbuído de espírito crítico e de uma intervenção pró-ativa e frutífera. Como colaboradora, ainda que por um ano letivo apenas, na revisão linguística dos sempre interessantes e oportunos artigos redigidos pela equipa deste jornal, pude constatar a qualidade do conteúdo veiculado nos artigos e a importância que iniciativas como estas assumem neste e em qualquer contexto educativo.

Parabéns e venham mais anos de continuidade de um projeto que não pode parar!»

Professora Laurinda Silva, revisora linguística d'O Rouxinol 2021/2022

 

«Embora não tivesse grande impacto no jornal, a minha participação neste projeto fez-me aperceber imensas coisas sobre a minha vida. Tanto o Leo como a Catarina são pessoas incrivelmente fofas, e eu desejo tudo de bom a este projeto!»

Luís Castilho, redator d'O Rouxinol 2021/2022

 

«Desde o ano passado, quando entrei na [EBS] Carolina Michaëlis, que tenho acompanhado o jornal da nossa querida escola, O Rouxinol. Ao contrário do jornal da minha escola anterior, O Rouxinol é ativo, informativo e interessante, o que é importante para o ambiente escolar, e agora que faço parte dele, sinto-me incluído na nossa comunidade escolar e também rodeado de grandes pessoas que fazem parte do jornal. Feliz aniversário, O Rouxinol

Luís Silva, redator d'O Rouxinol

 

«Ter a oportunidade de participar n'O Rouxinol é uma bênção. Tratando-se de um grupo pequeno, o jornal possibilitou a criação de um ambiente íntimo e confortável para poder treinar a minha escrita e desenvolver temas que antes desconhecia, enriquecendo-me no processo. Juntei-me ao jornal em 2021, e desde o meu primeiro artigo fico impressionada com a qualidade do trabalho prestado, a devoção de todos os participantes e a pertinência e serviço prestado à comunidade escolar, informando-a de todos os acontecimentos. Fico muito feliz por ter sido convidada a participar nesta iniciativa, e poder ser um membro mais ativo na minha comunidade escolar. Têm sido dois anos que me proporcionaram uma experiência de escrita, adquirir mais conhecimento, travar amizades e colaborar com os restantes participantes, constituindo assim uma ótima experiência da qual eu estou muito grata!»

Camila Ribeiro, redatora d'O Rouxinol

 

«Faço parte de "O Rouxinol" desde novembro de 2020, quando o jornal ainda dava os seus primeiros passos. Começou de uma forma espontânea, de uma troca de opiniões sobre atividades da escola e de uma vontade enorme minha em abraçar um projeto da comunidade escolar.
Hoje, sinto que não podia ter sido de outra forma. Estes anos fizeram com que aprendesse o que era o trabalho em equipa, primeiro em dupla, depois em trio e quarteto. Fomos sempre evoluindo e gerindo as expectativas de cada um para vos trazer o melhor conteúdo possível!
Tenho a certeza que quando sair desta escola que me acolheu durante 10 anos, este será sem dúvida o projeto mais bonito, emotivo, feliz e o que mais amizades bonitas me trouxe.

Agradeço de coração à pessoa a que se deve a existência deste jornal, pela pessoa incrível que é, pela forma como me acolheu no jornal e na sua vida e pelo carinho e companheirismo que temos um com o outro. É, indiscutivelmente, das pessoas mais especiais para mim. Um obrigada também a todos os que foram fazendo parte deste projeto e que connosco se têm vindo a cruzar, por também me ajudarem no meu crescimento.

Que ao sair desta escola, este projeto dure mais três, seis, nove anos e assim por diante. Desde que com a motivação certa, com as pessoas certas, este projeto perdure por muitos e longos anos que eu cá estarei a assistir e a pensar Já fui muito feliz aqui!»

Catarina Ribeiro, redatora d'O Rouxinol

 
«Para comemorar o terceiro aniversário d'O Rouxinol, fomos recolher estes maravilhosos testemunhos que leram acima, de várias pessoas cuja colaboração no jornal foi crucial. Neste processo, o que mais ouvimos foi "3 anos? Tanto tempo!". E, de facto, para quem está aqui desde o dia 0, como eu, o tempo faz-se sentir: quer nas pessoas que por aqui passaram, que não foram poucas; quer naquilo que se fez, cada artigo, cada entrevista, cada história. Mas sobre o que se fez já muitos aqui falaram. Neste momento, apetece-me falar sobre o que se fará. Um projeto destes requer muita dedicação e tempo, o que nem sempre é fácil de dispensar, mas o objetivo nunca mudou: há que aprimorar o que já fazemos bem e não ter medo de inovar e arriscar. Comprometemo-nos com isso»

Leonardo Mendo, fundador d'O Rouxinol


Fontes (Imagens):

Pixabay

Arquivo