O Orçamento Participativo das Escolas em 2021.

ope1


Escrita: Catarina Ribeiro

Revisão e Estrutura: Leonardo Mendo

Data: 18/02/2021


Hoje, vimos falar-te sobre um concurso dinamizado pelo Ministério da Educação para as escolas do nosso país, no qual tu podes fazer parte e onde és a voz da diferença! Este concurso já não é recente e é realizado anualmente, por isso, é provável que já tenhas ouvido falar nele.

Vamos dar-te a conhecer as regras para participares no Orçamento Participativo das Escolas (OPE).

ope2

 

No ano passado, não se chegaram a realizar votações para eleger uma das propostas a serem implementadas na nossa escola, devido ao confinamento geral, mas este ano, ao que tudo indica, é possível participar. E, perguntas tu, o que é preciso para participar? Vamos passar a explicar-te agora em seguida.

Se és aluno do 3º Ciclo do Ensino Básico ou do Ensino Secundário e tens alguma ideia de como podemos melhorar a nossa escola, este é a tua oportunidade! Para poderes apresentar a tua proposta deves, antes de mais, definir a base daquilo que pretendes e das tuas ideias, não te esqueças de reunir apoio, uma equipa que te acompanhe e que juntamente contigo lute pelas vossas ideias por forma a conseguir o maior número de votos possíveis.

O valor disponível? Claro, não íamos deixar escapar essa informação: são 705€, que o Ministério da Educação disponibiliza para concretizares o teu projeto.

ope3

Abordando agora uma outra parte muito importante deste concurso que é o Orçamento Participativo, as etapas e os prazos para te poderes candidatar e apresentar a tua proposta. Prepara-te, já não tens muito tempo: tens até ao final de fevereiro para desenvolveres e apresentares a tua proposta, a partir de 10 de março ocorre a divulgação e o debate da tua ideia, no dia 24 de março ocorre a votação de todas as propostas a concurso e os resultados são apresentados 5 dias úteis após a votação. Em seguida, se a tua proposta for a escolhida, tens até ao final de maio para planeares a forma como vais executar a tua ideia e depois tens até ao final do ano para executares a tua medida.

Se queres que a escola melhore, faz a tua proposta e fá-la chegar a nós, colegas, amigos e professores, a tua ideia, desenvolvendo-a o mais possível. Faz um plano, junta-te com a tua equipa e colaborem todos entre si para que vossa ideia seja segura e forte. Apenas assim, com muita dedicação e diálogo, consegues convencer a comunidade de que escolherem a tua ideia é o mais acertado.

E ainda melhor, é o concurso que te permite expressar o que consideras que está bem e menos bem dentro da nossa escola, para além de estimular a tua capacidade de argumentar e de conquistar a atenção de um público, que somos todos nós.

Para mais informações e para que sigas todas as etapas deste concurso, deixamos-te o link de acesso ao site do OPE.

Por fim, o que temos a desejar-te é que tenhas muitas ideias e que, com o apoio de todos, melhoremos a nossa escola. Neste momento não é possível usufruir de tudo o que ela tem para nos dar, mas quando voltarmos estaremos novamente todos ligados e prontos a fazer o percurso para uma escola melhor.


 Fontes (Informação):

Site Oficial do Orçamento Participativo nas Escolas

 

Fontes (Imagens):

Pixabay

Página de Instagram Oficial do Orçamento Participativo nas Escolas