A entrevista com a Lista M, candidata à Associação de Estudantes do ano letivo 2021/2022.

MTMC1


Entrevista guiada por: Leonardo Mendo

Data: 13/12/2021


O nosso entrevistado é Presidente da Direção da Lista M e veio a frequentar a nossa escola no seu 10º ano de escolaridade. Finaliza o Secundário este ano, em Línguas e Humanidades e é praticante de andebol. Com apenas três anos de experiência no nosso agrupamento, toma a ousada e corajosa iniciativa de liderar uma Lista candidata às eleições para a Associação de Estudantes 2021/2022. Hoje, falamos com Tiago Pedroso.

MTMC2

 

Quais as funções de uma A.E. e como é que esta deve auxiliar o estudante na sua vida escolar?

«A Associação de Estudantes é a organização representativa dos estudantes da escola, tendo um papel essencial na defesa dos interesses estudantis.

Além disso, a A.E., deve tornar mais atrativas e apelativas as atividades escolares de forma a mobilizar mais alunos para a participação nas mesmas.

A Associação também deve procurar fomentar a cultura desportiva, artística e até mesmo musical, acedendo à criatividade dos estudantes para criar novos modelos atrativos, com o objetivo de dinamizar a escola e os seus projetos»

 

Após um ano sem se poder eleger uma Associação de Estudantes, quão importante será a adesão dos alunos à eleição deste ano?

«É extremamente importante os alunos exercerem o seu direito ao voto! É a eleição do órgão que mais representa os seus interesses.

Em relação ao último ano, como todos sabemos, não foi possível eleger uma A.E., o que na minha opinião prejudicou bastante os alunos da escola e acabou por aumentar o desinteresse nas iniciativas escolares»

 

O que te levou a criar a Lista M?

«Criei a Lista M juntamente com os meus colegas, porque sentimos que havia a necessidade de inovar as Associações de Estudantes, atualizar os modelos de campanha, criar novos métodos de comunicação com os alunos e dinamizar os projetos escolares.

Após um ano letivo passado em casa achamos que fosse necessária uma evolução nas A.E., temos de estar preparados para tudo!»

 

Porquê o lema "Mais por ti, Mais pelo Carolina"?

«Estamos cientes do potencial que os estudantes da escola têm. Ao dizermos “Mais por ti, Mais pelo Carolina”, estamos a incentivar os alunos a intervir nas iniciativas escolares e a utilizar as suas vocações de forma a melhorar a escola»

 

Quais são os pilares, ou seja, os valores-base, da Lista?

«Valorização Estudantil, todos os estudantes devem ser reconhecidos pelas suas aptidões!

Democraticidade, todos os alunos da escola têm o direito de fazer parte da vida associativa.

Cooperação e união, trabalhamos todos para um bem comum, o bem da escola!»

ERA3

Quantas pessoas compõem a Lista M?

«A lista é composta por 27 pessoas, contando com os colaboradores»

 

O que distingue a Lista M da lista adversária?

«Não tirando o prestígio à lista ALFA, acho que o que distingue a nossa lista, são as nossas ideias e a nossa proximidade com o corpo estudantil, para além disso apresentamos uma campanha inovadora nunca antes vista na nossa escola»

 

Que ponto destacarias como o melhor da lista adversária?

«A lista ALFA fez um excelente trabalho na sua divulgação, com os cartazes e também com as T-shirts, que eu próprio elogiei»

 

A Lista M tem algum objetivo eleitoral bem definido?

«A nossa prioridade nunca foi, nem nunca será, comparar números ou tê-los como um objetivo. O nosso único objetivo é demonstrar à escola que é possível pegar na Associação de Estudantes de outra forma, que incentive os alunos a estarem mais presentes na vida associativa e a exporem os seus talentos à comunidade escolar»

 

Em suma, porque é que a Lista M merece o voto do estudante?

«A lista M já se tornou bastante atrativa nos últimos dias de campanha. Inovamos e mostramos aos alunos da escola que somos capazes de dinamizar a associação de estudantes de uma maneira nunca antes vista. O nosso programa está repleto de excelentes ideias, que irão satisfazer os interesses dos alunos e levá-los a outro patamar.

Por exemplo, a criação de um servidor de discord irá facilitar bastante as comunicações e as relações entre A.E. e os estudantes, algo que necessitava de ser melhorado; e com a criação da linha de apoio ao estudante iremos permitir que exista um à vontade entre os dois.

Os clubes extracurriculares propostos no nosso programa irão despertar e fomentar o interesse na leitura, no cinema, e no desenvolvimento individual de cada estudante.O objetivo destes clubes é o enriquecimento da cultura dos alunos que participarem nesta iniciativa.

Enquanto associação também pretendemos dinamizar os projetos escolares, como por exemplo o jornal da escola; criar conteúdos multimédia, realizar entrevistas vídeo e melhorar a qualidade da nossa rádio escolar, isto tudo com o apoio dos talentos e das vocações dos estudantes.

Um aspecto que não mencionamos no programa e que gostaria de mencionar aqui, é o preço de inscrição para os torneios e para os concursos, que em princípio será um alimento para o banco alimentar. É extremamente importante para nós incentivar os alunos da escola a participarem em todo o tipo de causas solidárias.

Por estes motivos a lista M tem todas as condições e capacidades para ser Associação de Estudantes durante o ano letivo 2021/22.

Termino, então, a apelar a todos os alunos da escola que exerçam o seu direito ao voto de forma responsável e séria, dia 15»

 

Agradecemos ao Tiago a disponiblidade para esta entrevista e a todos os membros da Lista M pelo seu envolvimento voluntário na iniciativa. Dia quinze de dezembro, vota!


Fontes (Imagens):

Página de Instagram da Lista M

Pixabay