Digital Update on the Arts and Creativity in Education, doravante referido pelo acrónimo The ARTICS, é o título do projeto financiado pelo programa Erasmus + KA2 – Inovação e Boas Práticas que irá ser desenvolvido na nossa escola, ao longo dos anos letivos de 2017/18 e 2018/19, em parceria com cinco escolas europeias:
Jana Eglisa Preilu Valsts gimnazija, Preili, Latvia (Letónia – escola coordenadora) http://www.pvg.edu.lv
Utajärven lukio, Utajärvi, Finland (Finlândia) http://www.utajarvi.fi
IES Isidro de Arcenegui y Carmona, Marchena, Spain (Espanha) http://www.isidrodearceneguiycarmona.es
Istituto Statale d'Istruzione Superiore "Bonaldo Stringher", Udine, Italy (Itália) http://www.stringher.it
2th Gymnasium of Peristeri, Athens, Greece (Grécia) http://www.12gymper.mysch.gr
Este projeto tem como principal objetivo promover o sucesso educativo dos nossos alunos, motivando-os para aprender. Neste sentido, propõe-se desenvolver dois tipos de competências: por um lado as consideradas básicas, que incluem as de literacia e as digitais; por outro, as transversais e de comunicação, também designadas soft-skills: a creatividade, a imaginação, o espírito crítico e de iniciativa, o trabalho de equipa/colaborativo, a resolução de problemas ou a capacidade de constante adaptação a diferentes situações, competências tão necessárias na nossa sociedade global, em constante mudança.
A consecução deste objetivo será levada a cabo através da partilha de boas práticas e da aquisição de novas experiências, combinando abordagens do ensino-aprendizagem nas artes e nas línguas baseadas nas mais recentes aplicações/ferramentas das TIC e nas técnicas de “sala de aula criativa”. As Questões de Género constituirão a temática do projeto na nossa escola.
O projeto tem como alvo os alunos entre os 14 e os 18 anos, faixa etária crucial para a aquisição das competências e destrezas necessárias à futura vida profissional e pessoal.
Os alunos participantes serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
- vontade e interesse em participar no projeto;
- talento para as artes ou para as TIC;
- competências nas línguas estrangeiras, nomeadamente no Inglês;
- interesse em adquirir/desenvolver competências nas áreas acima referidas;
- sentido de responsabilidade;
- competências ao nível do trabalho de equipa/colaborativo.